terça-feira, 18 de outubro de 2011

AJUDA QUEM MAIS PRECISA


"Ajuda quem mais precisa" é o tema da campanha de angariação de brinquedos, alimentos ou roupas, que podem ser deixados no 3.º andar, junto ao PBX da nossa escola.
Esta iniciativa, promovida pelos dinamizadores da Rede de Bufetes Escolares Saudáveis, a qual temos de louvar pelo caráter altruísta da mesma – porque hoje ser escola é muito mais do que formar crianças e jovens nas diversas áreas disciplinares – teve início no dia 17 do corrente, data que assinala o “Dia Mundial contra a Pobreza e a Exclusão Social”. Atendendo às crescentes dificuldades económicas que muitas famílias hoje atravessam na nossa sociedade e numa altura em que a pobreza entra, sem sequer bater à porta, na casa de um número cada vez maior de pessoas, nenhum de nós, que diariamente circulamos naquele corredor, poderá permanecer indiferente a esta campanha.
Nesse sentido, porque entendemos que Ambiente e Solidariedade são dois dos principais vetores do desenvolvimento, apelamos àqueles que mais têm – ou àqueles que ainda têm – para que partilhem um pouco com os mais necessitados, lembrando a regra dos três “erres”: Reduzir, Reciclar e Reutilizar (ou Reaproveitar). Cada um destes “R” pode fazer a diferença na nossa vida e particularmente na de quem mais precisa. Se cada um de nós reduzir no consumo de bens supérfluos do nosso dia-a-dia, certamente teremos um pouco para partilhar com quem mais precisa; se a prática da separação diferenciada de resíduos para reciclagem fizer parte do nosso quotidiano, certamente a valorização decorrente da transformação desses resíduos, enquanto matéria-prima, poderá “ajudar quem mais precisa” (caso da campanha de recolha de tinteiros que reverte em favor da Fundação do Gil, a que a nossa escola aderiu há já dois anos); se cada um de nós for mais consciente antes de descartar para o lixo determinados artigos, poderemos proporcionar a alguém a oportunidade de reutilizar / reaproveitar esses bens de que já não necessitamos (nomeadamente roupas ou brinquedos) e de que alguns estão tão necessitados.
Vamos ajudar os mais desfavorecidos. Mas atenção, contribui com brinquedos ou roupas de que já não precises mas que se encontrem em bom estado!   

Sem comentários: