segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Horta Biológica - Feijão e Milho

A equipa do clube ECO está dedicada à sua pequena horta e esta semana não plantou só morangos ;) Mondámos e cavámos parte do terreno junto à parede, e depois plantámos feijão e milho.

Vai ser bonito vê-lo crescer ao longo de toda a parede ;)

Horta Biológica - Morangos

Quem não gosta de morangos no Verão??? 

    Ah, pois é! Muito bons que são. ;)

Adorados por muitos, os morangos são um dos frutos de Verão mais apetecidos, e dos mais fáceis de plantar e cultivar numa horta biológica, quer seja numa área de terra extensa, quer seja num grande/pequeno vaso que exista na sua horta. 

Delicie-se com esta experiência… e faça como a equipa do clube ECO que na semana passada plantou muitos morangos. Mas nem tudo foram rosas ;)Antes de os plantar houve algum trabalho extra ;)

Escolhido o local de cultivo, foi necessário preparar a terra, no sentido de verificar se esta não continha qualquer tipo de ervas daninhas, larvas ou doenças do solo. Depois, a terra foi muito bem cavada e só depois foram plantados os morangos.

Veja neste vídeo o bom trabalho desta equipa ;)

Eco-repórter da energia

O desafio “Eco-repórter da Energia” visa motivar para a realização de trabalhos de reportagem em torno do tema energia, na região em que se localiza a escola.

Propõe-se a realização de um conjunto de investigações locais em torno da eficácia e eficiência com que utilizamos a energia
Os temas poderão ser diversos: 
  • das energias renováveis, 
  • aos hábitos de consumo; 
  • dos hábitos de mobilidade às implicações em termos de alterações climáticas. 
  • Os tipos e formas de energia, as suas origens, a sua produção e consumo, ou as consequências resultantes da sua utilização, 
são exemplos da multiplicidade de enfoques da investigação do eco-repórter da energia.

O importante é encontrar um tema-problema que possa ser investigado a nível local, através de entrevistas, inquéritos, medições, etc.

O objetivo é dar a conhecer casos e exemplos concretos relevantes a nivel local/regional.

As peças jornalísticas produzidas devem ser apresentadas sob a forma de vídeorreportagem ou photo-story, destinar-se-ão à comunicação social local, regional, nacional ou internacional (internet).

As palavras-chave são: energia, investigação local e reportagem.

Objetivos
  • Estimular nos jovens o interesse pela investigação e compreensão dos temas energia e ambiente motivando-os para a investigação local.
  • Desenvolver competências na área da investigação (inquérito, entrevista), e comunicação sob formato jornalístico.
  • Incentivar a produção de trabalhos jornalísticos de qualidade, em formato vídeo e fotografia.
  • Promover a comunicação na comunidade local, nacional e internacional dos temas relacionados com a energia.
  • Contribuir para uma (in)formação crítica, na área da sustentabilidade energética e ambiental.
  • Contribuir para o desenvolvimento de cidadãos informados, participativos e com espírito crítico.
 
 Os alunos que vão participar nesta atividade são: Elvis Pinto e Jorge Rodrigues do 7ºB. 

Receita para tratar o ambiente

"Receita para tratar o ambiente" continua a ser o tema da campanha da VALORMED para 2015. Uma iniciativa que procura centrar a atenção e informar sobre o percurso que é dado aos resíduos farmacêuticos desde o momento da sua entrega na farmácia até ao destino final.


As campanhas de publicidade e informação desenvolvidas pela VALORMED ao longo dos últimos anos têm recorrentemente procurado dar visibilidade ao papel do farmacêutico, da farmácia e seus profissionais, enfatizando a necessidade de uma correta utilização dos medicamentos e gestão dos restos de embalagens e medicamentos gerados a nível doméstico por parte da população em geral.
 
Os cidadãos devem estar conscientes que tudo começa no ato da venda e, por isso, devem devolver os produtos adquiridos na farmácia quando estiverem vazios, ou não precisarem ou a validade tiver terminado.
Fonte: Aqui

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

"Vela por Óleo"


E como a venda das velas de natal foi um sucesso, a equipa do clube ECO já começou a criar novas velas, que serão posteriormente decoradas e vendidas a toda a comunidade escolar.



O nosso objetivo, ao participar na atividade “Vela por Óleo”, foi desde sempre sensibilizar os pais, a partir dos seus filhos (nossos alunos), para a reciclagem do óleo usado. Com o lema de que “de pequenino é que se torce o pepino” (que se refere aos bons costumes e educação que se devem dar às crianças o mais cedo possível), ninguém melhor que os nossos alunos para incutir nos seus pais este tipo de comportamento. Ninguém melhor que os nossos alunos para chegarem ao pé dos seus pais e dizer:

 - "Pai/Mãe, não deites o óleo pela sanita ou pelo lava-loiças porque é extremamente perigoso para o ambiente. Além disso, a nossa escola pode ficar com esse óleo pois ela é um ponto de recolha, e nós podemos ganhar com isso, e o ambiente também". 

Seria mais fácil deitar o óleo pelo cano abaixo, mas os nossos alunos estão a fazer um bom trabalho na sensibilização dos pais.   






Horta Biológica - Toca a plantar


A equipa do clube ECO, após cavar uma pequena parte do seu terreno, começou por plantar couves, alfaces e semilhas.

 Veja no vídeo o excelente trabalho feito por estes pequenos agricultores.

Bom trabalho meninos, agora é esperar que cresça ;)

Horta Biológica - Toca a cavar


Na semana passada, e antes de começar a plantar seja lá o que for na nossa horta biológica, a equipa do clube ECO começou por tratar da erva/relva existente no nosso pequeno terreno. Esta semana o trabalho foi mais duro, pois a terra teve de ser cavada. 

A equipa do clube ECO decidiu cavar apenas uma pequena parte do terreno, e desta forma realizar esta dura tarefa em diferentes semanas. Aiiiii! Que dura que é esta tarefa!

Foi difícil, muito difícil, mas uma parte do terreno ficou cavado ;)  e que bem que estiveram todos os elementos da equipa do clube ECO que não baixaram os braços nem por um instante. 

Parabéns a todos eles, em especial ao Tiago Mendes, 8ºB, e João Andrade, 8ºA.








Horta Biológica - Semear alfaces

Esta semana, a equipa do clube ECO semeou alfaces na sua horta biológica. As couves foram semeadas em pequenas caixas. Cada caixa é constituída por pequenas divisões, onde após a colocação da terra, a equipa do clube ECO colocou em cada apenas uma semente de couve. Concluída esta tarefa, foi feita a rega, muito cuidadosamente, de todas as divisões já semeadas.

Agora vamos esperar e ver o seu crescimento ao longo das semanas.

"Vela por Óleo"

O projeto "Vela por Óleo" que conta com a parceria da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), pretende alertar a comunidade para as boas práticas no manuseamento deste resíduo perigoso e incutir a ideia de reaproveitamento deste mesmo produto com a conceção de velas ecológicas aromáticas. Estas, por sua vez, deverão fazer uso de outros materiais, também eles reutilizáveis ou recicláveis. 

Ideias não faltam, realçando-se que para além do impacto que podem ter no que concerne à preservação do meio-ambiente, acabam por beneficiar financeiramente todos os organismos envolvidos. 

"Vela por Óleo" na Madeira! - Oiça a entrevista na RTP - Antena 1



"Vela por Óleo" chega à Madeira! - Oiça a entrevista na RTP - Antena 1 - Vela por Óleo"Vela por Óleo" chega à Madeira! - Oiça a entrevista na RTP - Antena 1 



segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Horta Biológica - Semear couves

Esta semana, a equipa do clube ECO semeou couves na sua horta biológica. As couves foram semeadas em pequenas caixas. Cada caixa é constituída por pequenas divisões, onde após a colocação da terra, a equipa do clube ECO colocou em cada apenas uma semente de couve. Concluída esta tarefa, foi feita a rega, muito cuidadosamente, de todas as divisões já semeadas.

Agora vamos esperar e ver o seu crescimento ao longo das semanas. 


Uma colega, Iolanda Silva, cá da escola, ofereceu novas plantas para a nossa horta: tomilho, pitangueiras, maracujazeiro, planta de pera-melão, e hortelã pimenta.



.

Horta Biológica - Aumentar o nosso espaço de cultivo

De forma a aumentar a nossa área de cultivo, a equipa do clube ECO dedicou algum tempo da sua semana a tirar a relva (que se encontra numa parte da nossa cultura), e a preparar a terra para que na próxima semana seja possível plantar couves e alfaces (já prontas para serem transplantadas) na nossa pequena horta.




Horta biológica e as ervas daninhas

Cuidar de uma horta nem sempre é o que parece...nem todo o trabalho é fácil. Há aspetos agradáveis que nos dão muita alegria, tais como, colher os próprios legumes, deliciosos e frescos, que quando cultivados por nós têm outro sabor. Mas também há tarefas de que não gostamos nada, mas que são muito importantes de se realizarem para mantermos uma horta com sucesso. 
De que falamos nós? Alguém sabe dizer?
Sim, é isso mesmo. Falamos, é claro, da eliminação das ervas daninhas. Se lhes dermos tréguas, elas tomam conta da nossa horta num abrir e fechar de olhos.
A melhor altura para as retirarmos é quando ainda são jovens e não produziram semente. Estima-se que existam milhares de sementes por metro quadrado, por isso, se pudermos evitar que estas dêem semente, estaremos a controlar estas pragas. Mas nem todas as plantas se reproduzem de sementes, por isso temos de lhes arrancar completamente a raíz...
Esta semana, a equipa do clube ECO andou a retirar algumas à volta dos morangos, para que eles não fiquem sufocados com tanta erva.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Óleo velho, vela nova, ambiente protegido !

O projeto Óleo velho, vela nova, ambiente protegido!, que está a ser desenvolvido pela equipa do clube ECO, pretende contribuir para uma valorização e consciencialização do grave problema que é o desperdício do óleo alimentar, derramado no meio ambiente e que tem como consequência elevados custos ambientais: destruição de fauna e flora, detioração da rede de esgotos...

Por tudo isto a equipa do clube ECO tem feito a reciclagem do óleo de cozinha usado, que é deixado no oleão por toda a comunidade educativa, em velas aromáticas. Este projeto, que consiste na produção de velas ecológicas, tem sido desenvolvido junto de toda a comunidade educativa para que através dele possa contribuir para a educação e desenvolvimento da consciência ambiental.

Todas as velas produzidas foram decoradas para o natal e vendidas com muito sucesso ;)