quarta-feira, 25 de maio de 2016

Desafio “Energia Fantasma na Madeira”

   A Energia Fantasma lançou um desafio exclusivo para as escolas da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente aos alunos e professores. O desafio consistia na produção de cartazes com dicas de poupança de eletricidade.
   Muitos parabéns à aluna da nossa escola, Gaby Moniz, que foi a grande vencedora do concurso e ganhou um smartwatch!

Exposição "Vida Marinha"

   Na sala "O Meu Ateliê" esteve patente a exposição "Vida Marinha". Um bem-haja ao Parque Natural da Madeira por nos facultar a oportunidade de ver estas obras de arte fotográficas!






Exposição "Freira Bugio"

    Na sala "O Meu Ateliê" esteve patente a exposição "Freira Bugio".



segunda-feira, 16 de maio de 2016

A Horta Bio

Beterrabas da nossa horta

 Faveiras da nossa horta

Alguns dos produtos recolhidos da nossa horta

Evolução das plantas aromáticas ou medicinais

As mais recentes plantações da nossa horta, com o pormenor das divisões realizadas com pedras do calhau

Visão geral da nossa horta bio

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Exposição Eco-Casas

   Na Biblioteca Municipal da Ribeira Brava está patente, até ao dia 23 de maio, a Exposição Eco-Casas. As obras arquitetónicas apresentadas foram construídas pelos alunos do 8.º ano no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e do programa Eco-Escolas. Na construção das casas os alunos tiveram em consideração o respeito pelo meio ambiente, os princípios de sustentabilidade ambiental e o bem estar dos seus moradores.








O oleão está quase cheio!!!

   Para os mais distraídos, o nosso oleão está quase cheio! Este recipiente que se destina à receção de embalagens seladas com Óleos Alimentares Usados (OAU), localizado na garagem da escola tem recolhido OAU dos elementos da comunidade escolar. O óleo mencionado será encaminhado para o destino mais sustentável, evitando assim o desperdício energético, bem como um possível foco de poluição do nosso meio ambiente.
Apelamos a todos os elementos da nossa comunidade escolar a pensar sustentável nos atos do nosso dia-a-dia, somente desta forma as gerações futuras poderão ter os recursos naturais que ainda temos hoje.
Vais ficar de braços cruzados?

Passatempo “Cria uma fruta, colhe os prémios”

   Um grupo de alunas da nossa escola aceitou o desafio de participar no passatempo “Cria uma fruta, colhe os prémios”, ação que é promovida pela Compal, pela TETRA PAK em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa.

  Para participar neste passatempo as alunas foram convidadas a construir uma ou mais peças de fruta utilizando embalagens de cartão da Tetra Pak e da Compal com o símbolo do FSC®. As alunas, com a ajuda dos professores responsáveis pelo programa Eco-Escolas, construíram um cesto de frutas.
Processo de construção dos frutos

Composição de frutos a concurso

Detalhe de elemento onde está visível uma embalagem da Compal e o símbolo FSC®

Grupo de alunas com o seu trabalho (sendo de salientar a ausência, na fotografia, de um de dois elementos do grupo)

Desafio “Não sou o único… há 20 anos”

   A  nossa escola decidiu participar no desafio “Não sou o único… há 20 anos” e apresenta este vídeo.
   Os intervenientes principais na concretização deste vídeo foram: um grupo de alunos do 2.º ciclo; os coordenadores do Programa Eco-Escolas, professores Celina Silva, Fátima Caldeira e José Carreira; a professora de música, professora Elisabete Quaresma e as professoras responsáveis pelo Clube Geo-Repórter, professoras Fátima Caldeira e Lina Melo.
   Com a coordenação da professora de música, os alunos treinaram a coreografia da música dos Xutos e Pontapés “Não sou o único”. Posteriormente, entre os referidos docentes foram debatidos quais os cenários mais emblemáticos da freguesia de Campanário e/ou do concelho da Ribeira Brava, passiveis de serem o palco dos nossos dançarinos. Selecionados os cenários, nomeadamente Fajã dos Padres, Miradouro São Sebastião e Caminho do Barreiro, foi definido uma data para as filmagens e um itinerário. Nos referidos locais os alunos, vestindo umas calças pretas e uma t-shirt branca ou verde, de modo a estarem em harmonia uns com os outros e com o meio envolvente, dançaram a coreografia ensaiada ao som da música.
   Realizadas as filmagens, foram compilados excertos das mesmas a fim de dar a conhecer os belos cenários da nossa freguesia e concelho e inspirar modos de vida saudáveis através da prática de exercício físico.
   Este vídeo é o resultado de um trabalho colaborativo entre os intervenientes anteriormente referidos, sendo também de salientar o apoio imprescindível dado pelas seguintes entidades: Câmara Municipal da Ribeira Brava no que se refere ao transporte; gerência da Fajã dos Padres, nomeadamente da senhora Catarina Correia, que amavelmente nos guiou e acompanhou; Direção Regional de Educação que nos facultou uma câmara de vídeo digital e respetivo tripé. A todos o nosso muito obrigado, bem como à direção da nossa escola e encarregados de educação que nos apoiaram na concretização deste desafio.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Plano de Ação 2015/2016

   O Plano de Ação 2015/2016 está disponível para consulta!