terça-feira, 18 de maio de 2021

Medição do pH do solo da horta

 Na disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 8ºB, procederam à medição do pH do solo da horta.








segunda-feira, 17 de maio de 2021

Formas de combate natural de pragas agrícolas

Atualmente, na agricultura, são aplicados muitos pesticidas a fim de prevenir e combater pragas que danificam as culturas. No entanto, estes agrotóxicos são perigosos tanto para a saúde do consumidor como também para a natureza. Existem técnicas naturais que combatem e previnem tais ataques, utilizando receitas simples e caseiras, que para além de serem económicas são também amigas do ambiente e da saúde. Os alunos do 8ºB em continuidade com o projeto interdisciplinar de turma, e após análise prévia das pragas existentes na horta, aplicaram infusões em várias hortícolas, de acordo com as respetivas funções de cada infusão. Assim, foram aplicadas as seguintes infusões: Infusão de alho e cebola para combate de fungos e ácaros; Infusão de menta para combate de formigas e uma infusão de sabão azul para combate afídios, cochonilhas e lagartas. 

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Monitorização de pragas

Os alunos do 8ºB procederam à monitorização de pragas na horta.

Com a ajuda de uma lupa observaram a existência de formigas, pulgões e alguns fungos nos vegetais plantados na horta. O pulgão foi o mais encontrado sendo uma praga muito comum tanto em hortas quanto em jardins com plantas ornamentais, devido à sua grande capacidade de adaptação e propagação.

 

 

 

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Global Action Days 2021 - Ações de sensibilização

 


Mulching/Empalhamento

O empalhamento do solo consiste na cobertura do solo com materiais orgânicos, nomeadamente palha de cereais ou ervas espontâneas, resíduos das culturas, folhas de árvores, cascas de árvores, aparas de madeira não tratada, relva cortada, composto, bagaço de cana-de-açúcar e de uva e ainda estilha.

O mulching, também designado por empalhamento permite reduzir significativamente o crescimento das ervas infestantes, reduzir a evaporação de água, melhorando a eficiência da utilização dos recursos hídricos, fornecer e melhorar a absorção de nutrientes e contribuir para a conservação e melhoria da estrutura e biodiversidade do solo.
Esta atividade foi realizada pelos alunos do 8.ºB.