sexta-feira, 19 de julho de 2013

"ENERGIAS RENOVÁVEIS NA RAM" OBTÉM O 3.º LUGAR NO CONCURSO ECO-REPÓRTER DA ENERGIA

Foram hoje divulgados os trabalhos premiados entre os cinquenta e dois apresentados ao concurso Eco-Repórter da Energia, concurso de âmbito nacional promovido pela ABAE. A nossa escola fez-se representar neste projeto com dois trabalhos: Energias Renováveis na RAM, trabalho desenvolvido pela discente Natalina Camacho, do 8.º B, e Eletricidade na Madeira – presente, passado e futuro, trabalho desenvolvido pelos discentes Dina Gonçalves, Joana Reis, João Pedro Sousa, Luísa Abreu e Solange Gonçalves, todos do 9.º C.
Dos dois trabalhos apresentados pela nossa escola a concurso, o júri nacional – constituído por representantes da Fundação EDP, ABAE, Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral de Educação, Agência para a Energia, Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Jornal Público e Revista Visão – distinguiu o trabalho elaborado pela nossa aluna Natalina Camacho com o 3.º lugar do escalão 1 (alunos até aos 15 anos), o que constitui para nós motivo de natural orgulho e satisfação. Parabéns à Natalina e aos demais alunos que não foram premiados, pelo facto de terem participado em representação da nossa escola.
Se ainda não viu a reportagem premiada, tem agora a oportunidade de o fazer!  
 

CONSELHO ECO-ESCOLA APROVA PROPOSTA DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURA AO 4.º GALARDÃO BANDEIRA VERDE

Realizou-se hoje a última reunião do Conselho Eco-Escola no corrente ano letivo. Apreciado e avaliado o cumprimento do Plano de Ação proposto no início do ano letivo, os membros daquele órgão constataram que das 62 atividades propostas no Plano de Ação inicialmente apresentado, foram concretizadas 44, tendo sido realizadas 8 inicialmente não previstas, o que corresponde a um índice de concretização de 84 % do Plano de Ação.
Reunidos os requisitos para apresentação da candidatura ao galardão Bandeira Verde: abordagem dos temas obrigatórios (Água, Resíduos e Energia) e ainda aos temas Espaços Exteriores, Biodiversidade, Agricultura Biológica, Floresta, Mar, Mobilidade/transportes, Alterações Climáticas e Ruído; cumprimento da metodologia dos “sete passos”: constituição e reunião do Conselho Eco-Escola, realização da Auditoria Ambiental, elaboração e aplicação de um Plano de Ação, monitorização / avaliação das atividades, realização de trabalho curricular, divulgação à comunidade e elaboração do Eco-Código; e cumprimento de pelo menos 2/3 do Plano de Ação, os conselheiros Eco-Escola foram unânimes na decisão da apresentação da candidatura ao quarto galardão Bandeira Verde.
Apesar de infelizmente não termos fotos de todas as atividades desenvolvidas, aqui fica um curto resumo daquilo que foi o nosso programa Eco-Escolas deste ano.