Etapas de todo o trabalho realizado:
Memória descritiva
O presente relatório pretende ser uma descrição do trabalho
desenvolvido ao longo dos segundo e terceiro períodos na atividade “Sim, é na
Primavera que Florescem as Grandes Ideias”, do programa Eco-Escola, realizado
pelos alunos do clube Eco-Escolas em colaboração com o clube das expressões.
Esta atividade teve diferentes etapas sendo todas elas
realizadas com o objetivo de tornar o trabalho o mais criativo possível.
Etapa 1: Consistiu na impressão de toda a informação,
referente a esta atividade, e distribuição da mesma pelos alunos que nela iriam
participar. Após a leitura de toda a informação, foi feito um pequeno debate,
entre alunos e professores, de forma a decidir-se a melhor forma de a realizar.
O resultado deste debate consistiu no esboço de um jardim e numa lista de
materiais.
A lista de
materiais elaborada consistiu em:
- Arame – utilizado para elaborar a estrutura das diferentes flores e a única árvore do nosso jardim;
- Pasta de papel – para revestir toda a árvore, dando assim a possibilidade de ser pintada na parte dos ramos;
- Tinta – para pintar os ramos da árvore de amarelo (por ser a cor do embalão);
- Tampinhas – o fundo da árvore, as maçãs e a relva do chão foram todos revestidos com tampinhas das embalagens da Tetra Pak. Estas tampas são trazidas pelos alunos para a escola no âmbito da atividade ”não dê tampa a este projeto”.
- Embalagens da Tetra Pak – utilizadas para a elaboração das folhas da árvore, dos pássaros, das borboletas e das flores;
- Cola quente – para colar as embalagens da Tetra Pak na árvore e nas flores;
Etapa 2: No primeiro período foi pedido às funcionárias e
alunos que fizessem a recolha de todas as embalagens de sumo da Compal (com
símbolo da Tetra Pak), e que essa recolha fosse guardada num local específico.
Etapa 3: Recolha das embalagens da Tetra Pak através do bar
dos alunos e professores. Todas as embalagens eram lavadas, cortadas e
colocadas a secar. Esta etapa foi realizada todas as semanas ao longo do 2º
período.
Etapa 4: Elaboração de uma árvore feita a partir de uma
estrutura de arame. Após a criação da estrutura em arame, revestimos a árvore
com pasta de papel e deixámos secar. Os ramos da árvore foram pintados com a
cor amarela e a parte do tronco de cor castanha. Foi criada uma pequena
estrutura, com o chamado arame de galinheiro, revestida com embalagens da Tetra
Pak, pintada com tinta verde e tapada com tampinhas verdes, amarelas e azuis. Esta
estrutura serve de base para a árvore, e dá a ideia de que esta está em cima de
um pequeno relevo de cor verde, amarelo e azul.
Etapa 5: Elaboração de estruturas em arame com a forma de
ramos de flores.
Etapa 6: As pétalas, as folhas das flores e da árvore foram
criadas exclusivamente com embalagens da Tetra Pak da Compal.
Etapa 7: As borboletas foram criadas exclusivamente com
embalagens da Tetra Pak da Compal. Elaborámos os moldes das borboletas e criámos
posteriormente diferentes borboletas com as embalagens da Tetra Pak.
Etapa 8: Os pássaros foram criados exclusivamente com
embalagens da Tetra Pak da Compal. Elaborámos os moldes dos pássaros e criámos
posteriormente diferentes pássaros com as embalagens da Tetra Pak.
Etapa 9: Os alunos fizeram a separação do material existente
no embalão da escola. Separámos as tampinhas de tudo o resto, e porque o cheiro
não era muito agradável, todas as tampinhas foram lavadas com sabão e água
quente. Após esta lavagem inicial, as tampinhas eram lavadas novamente com água
fria e secadas pelos alunos com toalhas. Concluída esta etapa os alunos colocaram
as tampas no local de montagem do jardim.
Etapa 10: Por fim, a realização da montagem de todo o jardim.
Primeiro foi colocada a árvore, depois as flores, os pássaros, as borboletas
(colocadas na árvore, nas flores, e a cair do teto) e por ultimo, foram colocadas as tampinhas pelo chão.
Esta atividade foi realizada pelos professores do Eco-Escolas
(3 elementos), com o apoio do clube das expressões (2 elementos), e pelos
alunos do clube do Eco-Escolas (5 alunos). Todas as semanas, ao longo do 2º
período e início do 3º período, o clube dedicava 90m a este projeto.
Sem comentários:
Enviar um comentário