segunda-feira, 27 de abril de 2015

“SIM, É NA PRIMAVERA QUE FLORESCEM AS GRANDES IDEIAS”

Etapas de todo o trabalho realizado: 




Memória descritiva

O presente relatório pretende ser uma descrição do trabalho desenvolvido ao longo dos segundo e terceiro períodos na atividade “Sim, é na Primavera que Florescem as Grandes Ideias”, do programa Eco-Escola, realizado pelos alunos do clube Eco-Escolas em colaboração com o clube das expressões.

Esta atividade teve diferentes etapas sendo todas elas realizadas com o objetivo de tornar o trabalho o mais criativo possível.


Etapa 1: Consistiu na impressão de toda a informação, referente a esta atividade, e distribuição da mesma pelos alunos que nela iriam participar. Após a leitura de toda a informação, foi feito um pequeno debate, entre alunos e professores, de forma a decidir-se a melhor forma de a realizar. O resultado deste debate consistiu no esboço de um jardim e numa lista de materiais.


A lista de materiais elaborada consistiu em:

  •  Arame – utilizado para elaborar a estrutura das diferentes flores e a única árvore do nosso jardim;
  • Pasta de papel – para revestir toda a árvore, dando assim a possibilidade de ser pintada na parte dos ramos;
  • Tinta – para pintar os ramos da árvore de amarelo (por ser a cor do embalão);
  • Tampinhas – o fundo da árvore, as maçãs e a relva do chão foram todos revestidos com tampinhas das embalagens da Tetra Pak. Estas tampas são trazidas pelos alunos para a escola no âmbito da atividade ”não dê tampa a este projeto”.
  • Embalagens da Tetra Pak – utilizadas para a elaboração das folhas da árvore, dos pássaros, das borboletas e das flores;
  • Cola quente – para colar as embalagens da Tetra Pak na árvore e nas flores;

Etapa 2: No primeiro período foi pedido às funcionárias e alunos que fizessem a recolha de todas as embalagens de sumo da Compal (com símbolo da Tetra Pak), e que essa recolha fosse guardada num local específico.

Etapa 3: Recolha das embalagens da Tetra Pak através do bar dos alunos e professores. Todas as embalagens eram lavadas, cortadas e colocadas a secar. Esta etapa foi realizada todas as semanas ao longo do 2º período.

Etapa 4: Elaboração de uma árvore feita a partir de uma estrutura de arame. Após a criação da estrutura em arame, revestimos a árvore com pasta de papel e deixámos secar. Os ramos da árvore foram pintados com a cor amarela e a parte do tronco de cor castanha. Foi criada uma pequena estrutura, com o chamado arame de galinheiro, revestida com embalagens da Tetra Pak, pintada com tinta verde e tapada com tampinhas verdes, amarelas e azuis. Esta estrutura serve de base para a árvore, e dá a ideia de que esta está em cima de um pequeno relevo de cor verde, amarelo e azul.

Etapa 5: Elaboração de estruturas em arame com a forma de ramos de flores.

Etapa 6: As pétalas, as folhas das flores e da árvore foram criadas exclusivamente com embalagens da Tetra Pak da Compal.

Etapa 7: As borboletas foram criadas exclusivamente com embalagens da Tetra Pak da Compal. Elaborámos os moldes das borboletas e criámos posteriormente diferentes borboletas com as embalagens da Tetra Pak.

Etapa 8: Os pássaros foram criados exclusivamente com embalagens da Tetra Pak da Compal. Elaborámos os moldes dos pássaros e criámos posteriormente diferentes pássaros com as embalagens da Tetra Pak.

Etapa 9: Os alunos fizeram a separação do material existente no embalão da escola. Separámos as tampinhas de tudo o resto, e porque o cheiro não era muito agradável, todas as tampinhas foram lavadas com sabão e água quente. Após esta lavagem inicial, as tampinhas eram lavadas novamente com água fria e secadas pelos alunos com toalhas. Concluída esta etapa os alunos colocaram as tampas no local de montagem do jardim.

Etapa 10: Por fim, a realização da montagem de todo o jardim. Primeiro foi colocada a árvore, depois as flores, os pássaros, as borboletas (colocadas na árvore, nas flores, e a cair do teto) e por ultimo, foram colocadas as tampinhas pelo chão.



Esta atividade foi realizada pelos professores do Eco-Escolas (3 elementos), com o apoio do clube das expressões (2 elementos), e pelos alunos do clube do Eco-Escolas (5 alunos). Todas as semanas, ao longo do 2º período e início do 3º período, o clube dedicava 90m a este projeto.

Sem comentários: