O desafio
“Eco-repórter da Energia” visa a motivação para a realização de trabalhos de
reportagem em torno do tema energia, na região em que se localiza a escola.
A proposta é a
da realização de um conjunto de investigações locais em torno da eficácia e
eficiência com que utilizamos a energia. Os temas poderão ser diversos: das
energias renováveis, aos hábitos de consumo; dos hábitos de mobilidade às
implicações em termos de alterações climáticas. Os tipos e formas de energia,
as suas origens, a sua produção e consumo, ou as consequências resultantes da
sua utilização, são exemplos da multiplicidade de enfoques em que pode incidir
a investigação do eco-repórter da energia.
O importante é
encontrar um tema-problema que possa ser investigado a nível local, através de
entrevistas, inquéritos, medições, etc. O objetivo será o de dar a conhecer
casos e exemplos concretos relevantes a nível local/regional.
Esta iniciativa tem como objetivos: estimular
nos jovens o interesse pela investigação e compreensão dos temas energia e
ambiente, motivando-os para a investigação local; desenvolver competências na
área da investigação (inquérito, entrevista), e comunicação sob formato
jornalístico; incentivar a produção de trabalhos jornalísticos de qualidade, em
formato vídeo; promover a comunicação na comunidade local, nacional e
internacional dos temas relacionados com a energia; contribuir
para uma (in) formação crítica, na área da sustentabilidade energética e
ambiental; contribuir para o desenvolvimento de cidadãos
informados, participativos e com espírito crítico.
As peças
jornalísticas produzidas, destinar-se-ão à comunicação social local, regional,
nacional ou internacional (internet). Definição do Trabalho: o
vídeo não deverá exceder os 3 minutos. Alerta-se para alguns cuidados na
recolha de imagens (recomendando-se o uso de tripé) e som bem como na
construção e montagem do vídeo, que deverá reportar uma história onde o tema
energia esteja presente. Os trabalhos a apresentar a concurso deverão ser
acompanhados de memória descritiva e identificação, breve
texto, realizado pelo(a) professor(a), explicativo da forma como se desenvolveu
o trabalho (máximo uma página A4).
A identificação deve ser clara: a identificação completa da Escola, do(a) professor(a) responsável e nome dos alunos (ou turma).
A identificação deve ser clara: a identificação completa da Escola, do(a) professor(a) responsável e nome dos alunos (ou turma).
Podem
apresentar trabalhos as escolas inscritas nas redes Eco-Escolas ou Jovens Repórteres para o Ambiente.
Existem dois escalões: 1.º Escalão – até aos 15 anos e 2.º Escalão - dos 15 aos 21 anos.
Os originais dos trabalhos deverão
ser apresentados a concurso até 30 de maio de 2013.
Mais informações
disponíveis aqui.
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