quinta-feira, 25 de abril de 2013

TRABALHO APRESENTADO AO CONCURSO «SIM, NO DIA DA MÃE O CORAÇÃO É AMARELO»


A participação da nossa escola neste projeto resultou de um trabalho desenvolvido pelos alunos do Clube Eco, sob orientação dos professores Elisabete Andrade e Renato Azevedo. Com recurso a embalagens tetra pak, jornais, agrafos, cola quente e arame construímos o nosso coração amarelo, conforme a seguir se descreve.  
Numa primeira fase – mês de março – procedeu-se à recolha de embalagens tetra pak, material essencial à confeção do trabalho apresentado a concurso. De sublinhar que outros alunos da escola (que não somente aqueles que integram o Clube Eco) contribuíram para a angariação destes materiais.
Posteriormente, as embalagens tetra pak foram abertas, lavadas e alvo de um processo de secagem. Posto isto, as embalagens já abertas foram agrafadas umas às outras até se obterem as duas faces do coração e a tira lateral. Procedeu-se depois ao recorte (em forma de coração) de ambas as faces, ao que se seguiu a junção das faces com a tira lateral. No entanto, antes de se fechar completamente o coração, introduziram-se no interior do mesmo diversos jornais amarrotados, por forma a conferir-lhe volume e uma estrutura tridimensional.
Depois, seguiu-se a fase da pintura do coração com tinta amarela e, posteriormente, a “decoração” do mesmo com a colagem da frase “Sim, no dia da Mãe o Coração é Amarelo” e de um pequeno coração elaborado com selos “Tetra Pak – Protege o que é bom”, recortados das embalagens recolhidas. Finalmente o trabalho elaborado foi fixado junto à entrada da Cantina da escola.
De referir que na semana de 29 de abril a 03 de maio, os alunos terão oportunidade de escreverem no coração exposto (com uma caneta de acetato que será disponibilizada no local) mensagens inerentes ao Dia da Mãe e ao contributo da reciclagem para sustentabilidade ambiental. A melhor mensagem será distinguida com a atribuição de uma máquina fotográfica.
Os interessados poderão consultar a página oficial do projeto aqui.

 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

VISITA DE ESTUDO AO JARDIM TROPICAL MONTE PALACE

No passado dia 11 de abril, os alunos do Curso de Educação e Formação de Empregado/a de Bar da nossa escola, acompanhados pelos professores Alexandra Fernandes e Ricardo Silva, realizaram uma visita de estudo aos Jardins do Monte Palace (Fundação Berardo). A presente visita teve como objetivo geral possibilitar aos aprendentes a oportunidade de contatarem diretamente com um dos preciosos marcos do património histórico-cultural e natural da Região Autónoma da Madeira.
À chegada os alunos foram recebidos por uma guia daquela instituição que lhes explicou a origem das oliveiras plantadas numa das entradas principais. Um dos espaços que mais impressionou os nossos visitantes foi a coleção de minerais e gemas, denominado “Segredos da Mãe Natureza”. Os jardins, repletos de uma grande variedade de plantas exóticas de vários países, mas também de plantas indígenas da floresta madeirense, nomeadamente cedros, loureiros, massarocos e fetos, constituíram outro dos principais atrativos da visita.
Após um pequeno lanche, e aproximando-se a hora final da visita, os alunos deliciaram-se na observação dos coloridos peixes Koi numa das lagoas do jardim, que partilhavam o seu espaço com um enorme peixe chamado limpa-fundos.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

EXPOSIÇÃO ITINERANTE ECO-CÓDIGO PATENTE NO 3.º PISO


O Eco-Código é um código de conduta, uma declaração de objetivos traduzidos por ações concretas que todos os membros da escola devem seguir. A estratégia de elaboração e divulgação do Eco-Código deve ser definida por cada escola, devendo encontrar-se exposto em local bem visível. A elaboração de um Eco-Código, obrigatório para todas as escolas que participam no programa Eco-Escolas, não obriga porém à elaboração de um poster / cartaz Eco-Código, esse sim de caráter facultativo. No entanto, a maior parte das escolas inscritas no programa optam por esta estratégia de divulgação do seu Eco-Código, já que a associação de imagens permite uma melhor difusão da mensagem subjacente ao Eco-Código. Nesse sentido, e como forma de divulgarmos o nosso Eco-Código – e os de outras escolas da Região –está patente no corredor do 3.º piso da nossa escola, entre os dias 12 e 19 do corrente, uma exposição itinerante de cartazes Eco-Código das diversas escolas da RAM que participaram no concurso nacional póster Eco-Código 2012, relativo ao ano letivo transato. Entre os muitos pósteres Eco-Código expostos consta naturalmente o da nossa escola.
Esta exposição itinerante foi-nos cedida pela Direção Regional de Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA) entidade que a nível regional supervisiona a implementação do programa Eco-Escolas.   

 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

“DÊ UMA TAMPA À INDIFERENÇA” COM META DE 125 “TAMPÕES”


Dê uma tampa à indiferença é uma campanha de recolha de tampinhas de plástico que tem por objetivo fundamental aliar a vertente ambiental à solidariedade, reunindo o maior número possível daqueles resíduos, normalmente já sem utilização e cujo destino provável seria o lixo. Pretende-se com esta iniciativa sensibilizar para a necessidade de retirar estes resíduos da Natureza, dada a morosidade da sua degradação (a qual pode atingir os 500 anos!) e elevado grau de contaminação dos solos e reservatórios aquáticos, bem como promover a solidariedade em favor daqueles que mais precisam, já que cada um de nós, ao contribuir, está a ajudar a Delegação regional da Associação Portuguesa de Deficientes na aquisição de cadeiras de rodas ou de material ortopédico.
É bom recordar que no ano letivo transato atestamos cento e vinte e três “tampões”! (recipientes com a capacidade de 5 dm3), entregues no final de junho último à Delegação Regional da Associação Portuguesa de Deficientes, no âmbito desta campanha de recolha, desenvolvida o ano passado. E, este ano, obviamente não poderemos regredir daí que a meta para este ano foi fixada nos cento e vinte e cinco “tampões”. Contamos com a colaboração de todos e uma massiva adesão nesta reta final do ano letivo por parte de toda a comunidade escolar, por forma a alcançarmos (mais) este objetivo!
Traz as tuas tampinhas de garrafas, de garrafões de água, de sumos ou de iogurtes (que podem ser de qualquer cor, tamanho ou formato) e deposita-as nos diversos “tampões” disponíveis na escola (bar dos alunos, bar dos professores, etc.)
Contamos com a tua colaboração. Não dês “tampa” ao Ambiente e à Solidariedade. Dá
tampinhas!