segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO “INTRODUÇÃO À AGRICULTURA BIOLÓGICA”

Inserida no plano anual de atividades da coordenação do programa Eco-Escolas, decorrerá na sala de sessões da nossa escola, na quinta-feira dia 10 de Novembro, pelas 12h00, uma ação de sensibilização subordinada ao tema “Introdução à Agricultura Biológica”. Esta iniciativa, só possível graças à prestimosa colaboração de técnicos da Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária Biológica, tem como principais objetivos dar a conhecer as diversas vantagens, para o ambiente e para a saúde, resultantes da prática da agricultura biológica, bem como sensibilizar para o acréscimo de sustentabilidade do setor agrícola decorrente da implementação de um método de cultivo “amigo do ambiente”.
Esta iniciativa está aberta a todos os elementos da comunidade escolar – alunos, docentes e funcionários – interessados nesta temática, sendo que os docentes que pretendam participar com uma ou mais turmas nesta iniciativa deverão confirmar antecipadamente tal situação junto do nosso coordenador Eco-Escolas.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

GINCANA ROCK IN RIO – TODOS POR UM MUNDO MELHOR

Dando continuidade ao sucesso das anteriores edições da ação Rock in Rio Escola Solar, em que 2.000 alunos e professores puderam participar na alegria do Rock in Rio e 38 escolas receberam sistemas de painéis fotovoltaicos que se encontram a gerar verbas para benefício de projetos sociais através da SIC Esperança, vimos anunciar a terceira edição desta iniciativa – na qual a nossa escola está já inscrita – sob a forma de Gincana.
A Gincana é uma iniciativa de âmbito nacional que pretende mobilizar toda a comunidade, através das escolas, em torno de ações que concretizem os três pilares do desenvolvimento sustentável: economia, ambiente e social. O público-alvo são os alunos das escolas, desde o 1.º ano do ensino básico ao 12.º ano do secundário, do ensino público e privado do Continente e das regiões autónomas.
Cada ação selecionada para as tarefas tem por objetivo sensibilizar e educar os alunos não só para as temáticas abordadas como para a importância de uma participação ativa, seguindo o lema “cada um faz a diferença e todos juntos faremos um Mundo Melhor”. Assim, durante cinco meses, as escolas, seus alunos e professores, terão de desenvolver as seguintes tarefas:
  • Recolha de embalagens (Ecoponto amarelo): os alunos terão de recolher resíduos de embalagens para o ecoponto amarelo. Quem mais recolher, mais hipóteses terá de ganhar;
  • Pulseira “Por um Mundo Melhor”: O Rock in Rio irá produzir e enviar para as escolas pulseiras para vender em cada estabelecimento de ensino, com o objetivo de angariar verbas para uma causa social a definir pela SIC Esperança (a causa / projeto será divulgada (o) no início da Gincana;
  • Escola energeticamente eficiente: os alunos e professores deverão identificar pontos de maior consumo de energia na escola e definir um plano de redução do consumo. Vence a que tiver poupado mais;
  • Escola eficiente – uso eficiente de água: os alunos e professores irão identificar pontos de maior consumo de água na escola e definir um plano de redução do consumo. Vencem as que menos consumirem e apresentarem as melhores medidas de redução;
  • Escola Eletrão: os alunos terão de recolher resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE). Vence esta tarefa quem mais recolher.
Haverá ainda a oportunidade de jogar a Gincana Online, que consiste num jogo interativo que abordará várias temáticas, como ambiente, economia, questões sociais, cálculo mental e literatura.
Tal como referimos anteriormente a nossa escola já está inscrita e terá como coordenadores desta atividade os professores Renato Azevedo, Paula Olim e Mónica Velosa. No final da Gincana sessenta e três escolas de todo país serão premiadas, conforme se segue: 1.300 bilhetes para o Rock in Rio - Lisboa 2012, 1.300 T-shirts, 23 placas condecorativas, 16 prémios alusivos às tarefas, 22.000 €, entre outros prémios. Os vencedores serão anunciados até ao dia 16 de abril de 2012, através dos órgãos de comunicação social definidos pela organização da Gincana, do site do Rock in Rio e do site de algumas das entidades envolvidas.
Reúne os teus amigos! Vais precisar de toda a ajuda possível para chegares até ao fim! Todos juntos por um mundo melhor! A contagem decrescente começa a 1 de Novembro! Prepara-te para embarcares na Gincana Rock in Rio, uma experiência divertida, dinâmica e cheia de energia positiva! Atenção que as tarefas 1 e 2 (Recolha de embalagens e venda de pulseiras por um mundo melhor) têm início já no princípio de Novembro! Mais informações poderão ser obtidas aqui 
Habilita-te a ganhar prémios e bilhetes para o Rock in Rio - Lisboa 2012! Participa!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

«GERAÇÃO DEPOSITRÃO 2012» COM ATIVIDADES EM DIVERSAS ÁREAS DE INTERESSE

A nossa escola está já inscrita no projeto Geração Depositrão 2012. O projeto Geração Depositrão surge de uma parceria entre a ERP Portugal e a ABAE e visa desafiar as Eco-Escolas a agir como centros de informação e recolha de REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores).
Esta iniciativa tem como principais objetivos (in) formar acerca das caraterísticas específicas dos REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores) e principais conceitos associados a à sua reciclagem; sensibilizar a escola e a comunidade para a importância da entrega dos REEE e RP&A para reciclagem; incentivar o depósito de REEE e RP&A através do Depositrão (à exceção das escolas da RA da Madeira *), bem como a realização de trabalhos pelas escolas e contribuir para a implementação do Programa Eco-Escolas através do equipamento das escolas e do incentivo a atitudes pró-ativas na gestão e triagem de resíduos.
Porque as escolas da R.A. da Madeira não se podem inscrever na modalidade de atividade de recolha (devido a obstáculos inultrapassáveis para recolha / contagem dos REEE e de RP&A pela ERP Portugal nesta Região), estamos “apenas” inscritos na modalidade atividades criativas, que consistem das seguintes atividades:
  • “Ser Geração Depositrão é...”;
As escolas deverão completar esta frase, associando-a a um desenho alusivo ao tema (suporte folha A4). Cada escola deverá concorrer apenas com um exemplar.
Data envio: até 16 de Dezembro de 2011.

  •  Construção do Depositrão;
A criatividade das escolas deverá ser motivada tendo como base o Depositrão – recetáculo para a recolha de REEEE e pilhas usadas. Deste modo, e independentemente da existência deste contentor nas escolas, é colocado o desafio da construção de um outro, com base nos seguintes critérios:Reutilização de materiais;
o Dimensões;
o Permitir a recolha de REEE de pequenas dimensões e pilhas usadas.
Data envio: até 23 de Março de 2011;

  • Mascote Equipa dos REEE.
Com base na banda desenhada da Equipa dos REEE, é proposto às escolas a construção de uma mascote desta história ou criação de uma nova personagem, que representará a “pilha velhinha”.
Reutilização de materiais.
Dimensões máximas: 1,5 m (altura) x 1 m (largura).
Data envio: até 15 de Junho de 2012.
Existirão prémios para as três melhores escolas e alunos participantes em cada escalão (as escolas concorrem agrupadas por grau de ensino) em cada uma das atividades.
Todos os alunos, professores e demais elementos da nossa comunidade escolar poderão (e deverão) participar nesta iniciativa, devendo para tal contactar o coordenador do programa Eco-Escolas da nossa escola. Informações mais pormenorizadas podem ser obtidas aqui.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

AJUDA QUEM MAIS PRECISA


"Ajuda quem mais precisa" é o tema da campanha de angariação de brinquedos, alimentos ou roupas, que podem ser deixados no 3.º andar, junto ao PBX da nossa escola.
Esta iniciativa, promovida pelos dinamizadores da Rede de Bufetes Escolares Saudáveis, a qual temos de louvar pelo caráter altruísta da mesma – porque hoje ser escola é muito mais do que formar crianças e jovens nas diversas áreas disciplinares – teve início no dia 17 do corrente, data que assinala o “Dia Mundial contra a Pobreza e a Exclusão Social”. Atendendo às crescentes dificuldades económicas que muitas famílias hoje atravessam na nossa sociedade e numa altura em que a pobreza entra, sem sequer bater à porta, na casa de um número cada vez maior de pessoas, nenhum de nós, que diariamente circulamos naquele corredor, poderá permanecer indiferente a esta campanha.
Nesse sentido, porque entendemos que Ambiente e Solidariedade são dois dos principais vetores do desenvolvimento, apelamos àqueles que mais têm – ou àqueles que ainda têm – para que partilhem um pouco com os mais necessitados, lembrando a regra dos três “erres”: Reduzir, Reciclar e Reutilizar (ou Reaproveitar). Cada um destes “R” pode fazer a diferença na nossa vida e particularmente na de quem mais precisa. Se cada um de nós reduzir no consumo de bens supérfluos do nosso dia-a-dia, certamente teremos um pouco para partilhar com quem mais precisa; se a prática da separação diferenciada de resíduos para reciclagem fizer parte do nosso quotidiano, certamente a valorização decorrente da transformação desses resíduos, enquanto matéria-prima, poderá “ajudar quem mais precisa” (caso da campanha de recolha de tinteiros que reverte em favor da Fundação do Gil, a que a nossa escola aderiu há já dois anos); se cada um de nós for mais consciente antes de descartar para o lixo determinados artigos, poderemos proporcionar a alguém a oportunidade de reutilizar / reaproveitar esses bens de que já não necessitamos (nomeadamente roupas ou brinquedos) e de que alguns estão tão necessitados.
Vamos ajudar os mais desfavorecidos. Mas atenção, contribui com brinquedos ou roupas de que já não precises mas que se encontrem em bom estado!   

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

AMBIÇÃO MARCOU V ENCONTRO REGIONAL ECO-ESCOLAS

Decorreu este fim de semana, na vila de São Vicente, o V Encontro Regional Eco-Escolas, iniciativa que anualmente reúne os docentes coordenadores deste programa nas diversas escolas da Região, bem como técnicos de municípios ligados à área da educação ambiental. Segundo anunciou o secretário regional do Ambiente aquando da cerimónia de abertura dos trabalhos, 56% dos estabelecimentos de ensino oficiais da Região estão já abrangidos por este programa de educação para a sustentabilidade – perfazendo um total de 123 escolas – sendo que os objetivos do Governo Regional são, conforme referiu o governante, abranger a curto / médio prazo todas as escolas da Região, repto que foi lançado há já algum tempo aos responsáveis das escolas e municípios parceiros.  
O tutelar da pasta do Ambiente sustentou a sua opinião com dados estatísticos, informando que o número de estabelecimentos oficiais que podem e devem ser certificados com a bandeira verde é de 221. De referir que as 123 escolas galardoadas da Região correspondem neste momento a mais de 10% das bandeiras do território português o que indicia uma evolução notável, não só em quantidade, mas também em qualidade, já que há 10 anos existiam na Madeira apenas três escolas reconhecidas com a bandeira verde.
O nosso coordenador Eco-Escolas, professor Renato Azevedo – um dos mais antigos na Região a implementar o programa (seis anos), – esteve naturalmente presente nestas jornadas, num ano em que a nossa escola será sujeita pela primeira vez a uma auditoria ambiental externa conduzida por técnicos da Direção Regional do Ambiente (DRAmb), visto que este é o terceiro ano de implementação consecutiva com sucesso do Eco-Escolas neste estabelecimento de ensino, depois de duas tentativas menos conseguidas em 2006/2007 e em 2008/2009. 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DE ÁREA DE PROJETO

Realizar-se-á na próxima terça-feira, por ocasião da celebração do 7.º aniversário da nossa escola, uma exposição de alguns trabalhos – outros infelizmente já não estão disponíveis, por terem sido levados para casa pelos seus "legítimos proprietários" (os alunos) ou porque, devido a limitações verificadas no seu acondicionamento na escola, foram parar… ao lixo – realizados em Área de Projeto no ano letivo transato.
Conforme é do conhecimento geral o tema aglutinador dos projetos desenvolvidos naquela ACND no pretérito ano letivo foi, na nossa escola, o Ambiente e, porque foram tantos e tão bons os trabalhos elaborados no âmbito daquele tema (alguns dos quais premiados inclusivamente em concursos de âmbito regional) achou-se que seria um autêntico… desperdício não partilhar com toda a comunidade educativa tamanha qualidade, fruto da dedicação e empenho emprestados pela generalidade dos alunos aos respetivos projetos e, porque não dizê-lo, também pelos professores que lecionaram aquela ACND. Já agora permitam-me um “desabafo”: que falta fará este ano ao programa Eco-Escolas – e não só! – todo esse empreendedorismo colocado no desenvolvimento e implementação de projetos como aqueles que terça-feira estarão em exposição! Será que este ano teremos tantos e tão bons trabalhos reconhecidos a nível regional e até nacional, no âmbito das mais diversas áreas curriculares e temáticas, quanto tivemos no ano letivo transato e anteriores? Esperemos que sim.
De referir, a terminar, que esta iniciativa está a ser dinamizada pela coordenação de Área de Projecto, nomeadamente pela professora Vera Martins. A exposição, que integrará mais de duas dezenas de trabalhos, estará patente no átrio do 2.º piso a partir do primeiro tempo letivo (08h20) e até ao final da tarde.

TERCEIRA EDIÇÃO DO CONCURSO PILHA-OU-TINTEIRO

Está oficialmente aberta a “época de caça” às pilhas e tinteiros! Preparem os vossos tinteiros, toners, baterias de telemóvel e pilhas inutilizados porque teve hoje início a terceira edição do concurso Pilha-ou-tinteiro, campanha de recolha destes resíduos promovida pelo Clube Eco da nossa escola, em parceria com a coordenação do programa Eco-Escolas.
Este concurso, lembramos, tem dois objectivos fundamentais: primeiro, promover e sensibilizar para a recolha seletiva destes resíduos por forma a que os mesmos possam ser alvo de posterior valorização (reciclagem). Outra das finalidades desta iniciativa consiste em promover a solidariedade para com os mais desfavorecidos, já que todos os tinteiros e toners recolhidos serão, à semelhança do sucedido nas edições anteriores, entregues à Fundação do Gil, no âmbito de uma campanha promovida por aquela instituição. Relativamente às pilhas, o objetivo é também proceder à sua entrega para reciclagem, este ano diretamente à Ecopilhas, no âmbito de uma iniciativa que está a ser promovida por aquela entidade e à qual a nossa escola já aderiu, sob a designação Pilhão vai à Escola (mais informações aqui).
Para participares no concurso Pilha-ou-tinteiro, iniciativa destinada exclusivamente a alunos da nossa escola, basta depositares os teus tinteiros e pilhas no PiTi, frente à Reprografia, não sem antes pedires à funcionária de serviço para que registe os números da tua entrega. Por cada pilha / bateria de telemóvel ser-te-á averbado um ponto e, por cada tinteiro / toner, cinco pontos. A tabela de Eco-recoletores será atualizada quinzenalmente e divulgada no placar Eco-Escolas, bem como, naturalmente, neste blogue. No final do ano letivo (Junho) serão atribuídos aliciantes prémios, ainda a definir, aos três melhor classificados (só a título de curiosidade, nas duas últimas edições os vencedores deste concurso foram contemplados com uma PlayStation – Rui Gonçalves e Xavier Sousa, respetivamente em 2009/2010 e 2010/2011).
Apelamos assim a todos os alunos da nossa escola para que participem nesta iniciativa já que, para além da oportunidade de receberem (bons) prémios individuais, estarão com a vossa participação a ajudar o ambiente, bem como as crianças apoiadas pela Fundação do Gil (mais informações aqui).
Toca a participar! Já!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CAMPANHA DE RECICLAGEM DE RADIOGRAFIAS

Desde 1996 que a AMI realiza anualmente a Campanha de Reciclagem de Radiografias.
Em semanas previamente anunciadas, a AMI apela para que a população em geral contribua deixando as suas radiografias com mais de 5 anos ou aquelas que já não têm valor de diagnóstico, nos sacos disponíveis em qualquer farmácia, sem relatórios, envelopes ou folhas de papel.
Cada tonelada de radiografias dá origem a cerca de 10 Kg de prata. A venda da prata ajuda a AMI a partir para aqueles pontos do mundo em que aconteçam catástrofes naturais ou onde a ajuda humanitária seja premente, e a melhorar ainda mais a assistência que prestamos aos mais desfavorecidos em Portugal.
A AMI recolhe radiografias que recicla para uma dupla boa acção: Ajudar quem precisa com o dinheiro obtido com a prata recolhida das radiografias e reciclar um material que, se atirado para o lixo, pode ser poluente.
Se tens em casa radiografias de que já não precisas (conforme descrito no segundo parágrafo) trá-las para a escola e entrega-as nos serviços da Reprografia! Dá uma parte de ti para ajudar a AMI!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

REGIÃO COM NÚMERO RECORDE DE “BANDEIRAS VERDES”

A Região acaba de registar um número recorde de “Bandeiras Verdes”, galardão atribuído no âmbito do programa “Eco-Escolas” e que, no ano lectivo de 2010/2011, reconhece o trabalho de 123 estabelecimentos de ensino na Madeira e Porto Santo na área da educação e informação ambiental.
Os bons resultados obtidos pelas escolas da Região têm sido uma nota dominante nos últimos anos.
Pode ler o artigo na íntegra aqui.
In Jornal da Madeira

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PILHÃO VAI À ESCOLA

Dando seguimento à aposta encetada nos últimos dois anos letivos – desde que somos Eco-Escola – este ano pretendemos também promover diversas campanhas de recolha de resíduos para reciclagem (tinteiros e toners, tampinhas de plástico, rolhas, EEE, pilhas, etc.), sempre com a finalidade de sensibilizar para a importância de valorização dos diversos tipos de resíduos e, fundamentalmente, para a prevenção da sua produção. Como todos sabemos, a generalidade dos resíduos sólidos pode felizmente ser valorizada mediante reciclagem, pelo que, ao “deitarmos fora” estes resíduos, estamos a incorrer num claro desperdício dos recursos naturais utilizados na sua manufacturação, além de que, quando incorretamente acondicionados, alguns daqueles resíduos podem ser extremamente prejudiciais para o meio ambiente.
Nesse sentido, daremos este ano continuidade à campanha de recolha de pilhas e baterias de telemóveis, inserida na terceira edição de uma iniciativa que de ano para ano tem vindo a registar uma adesão crescente por parte dos nossos alunos: o concurso Pilha-ou-tinteiro, iniciativa promovido a nível interno (apenas os alunos da escola poderão participar).
As pilhas que este ano vierem a ser recolhidas serão entregues à Ecopilhas, no âmbito de uma iniciativa que está a ser promovida por aquela entidade e à qual a nossa escola já aderiu, sob a designação Pilhão vai à Escola. Deste modo, os estabelecimentos de ensino que recolham e depositem no pilhão este tipo de resíduos receberão em troca material para atividades escolares. Cada pilhão cheio vale 10 pontos, pontos que depois poderão ser trocados por prémios do catálogo Pilhão vai à Escola, desde que a escola possua um mínimo de 50 pontos.
Mais informações serão divulgadas brevemente. No entanto, se quiseres saber mais acerca desta iniciativa, basta acederes ao site da mesma aqui.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ESCOLA ELECTRÃO JUNTA-SE À GINCANA ROCK IN RIO!

O projeto Escola Electrão da Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos - está a preparar o seu regresso para o ano letivo de 2011/2012.
Nesta 4.ª edição, a Escola Electrão junta-se à Gincana Rock in Rio num megaprojeto de defesa do ambiente. A Gincana Rock in Rio envolverá um conjunto de tarefas a cargo de diferentes entidades com preocupações sociais e ambientais e o projeto Escola Electrão da Amb3E será uma dessas ações.
Nos últimos 3 anos letivos, este projeto levou a temática dos REEE a centenas de escolas e milhares de alunos e professores. Apesar deste histórico da sensibilização, não devemos parar de alertar para a importância do depósito dos REEE nos locais adequados, para que possam ser corretamente encaminhados para tratamento, valorização e reciclagem. Gestos que têm de ser adotados por todos e que o projeto Escola Electrão ajuda a enraizar de forma pedagógica e interventiva. Assim, em 2011/2012 o projeto Escola Electrão manterá as suas características fundamentais, nomeadamente a sua vertente didática, disponibilizando materiais que permitam a professores e alunos trabalharem nos seus planos curriculares este tema ambiental, e a sua componente dinâmica, promovendo a prática do correto encaminhamento de REEE através da recolha de resíduos nas escolas, numa competição saudável com atribuição de prémios.
Mantenha-se ligado porque este ano o palco das emoções vai ser a sua sala de aula. Pode obter mais informações acerca desta iniciativa aqui.