terça-feira, 4 de outubro de 2011

PILHÃO VAI À ESCOLA

Dando seguimento à aposta encetada nos últimos dois anos letivos – desde que somos Eco-Escola – este ano pretendemos também promover diversas campanhas de recolha de resíduos para reciclagem (tinteiros e toners, tampinhas de plástico, rolhas, EEE, pilhas, etc.), sempre com a finalidade de sensibilizar para a importância de valorização dos diversos tipos de resíduos e, fundamentalmente, para a prevenção da sua produção. Como todos sabemos, a generalidade dos resíduos sólidos pode felizmente ser valorizada mediante reciclagem, pelo que, ao “deitarmos fora” estes resíduos, estamos a incorrer num claro desperdício dos recursos naturais utilizados na sua manufacturação, além de que, quando incorretamente acondicionados, alguns daqueles resíduos podem ser extremamente prejudiciais para o meio ambiente.
Nesse sentido, daremos este ano continuidade à campanha de recolha de pilhas e baterias de telemóveis, inserida na terceira edição de uma iniciativa que de ano para ano tem vindo a registar uma adesão crescente por parte dos nossos alunos: o concurso Pilha-ou-tinteiro, iniciativa promovido a nível interno (apenas os alunos da escola poderão participar).
As pilhas que este ano vierem a ser recolhidas serão entregues à Ecopilhas, no âmbito de uma iniciativa que está a ser promovida por aquela entidade e à qual a nossa escola já aderiu, sob a designação Pilhão vai à Escola. Deste modo, os estabelecimentos de ensino que recolham e depositem no pilhão este tipo de resíduos receberão em troca material para atividades escolares. Cada pilhão cheio vale 10 pontos, pontos que depois poderão ser trocados por prémios do catálogo Pilhão vai à Escola, desde que a escola possua um mínimo de 50 pontos.
Mais informações serão divulgadas brevemente. No entanto, se quiseres saber mais acerca desta iniciativa, basta acederes ao site da mesma aqui.

Sem comentários: