segunda-feira, 25 de março de 2013

CONCURSO “BLOGUE POR UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”

O concurso “Blogue Por Um Desenvolvimento Sustentável” é uma iniciativa da Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), que visa informar e formar os jovens sobre questões relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável.
O concurso destina-se a jovens, divididos em dois escalões etários: dos 12 aos 15 anos (alunos do 7º ao 9º ano) e dos 15 aos 18 anos (alunos do 10º ao 12º ano), e a participação faz-se em grupos de dois (mínimo) ou três (máximo).
Neste concurso, para além das questões relacionadas com o design e grafismo, será valorizada a abordagem e o conhecimento sobre as várias dimensões do desenvolvimento sustentável, social, económico, cultural e ambiental.
Cada blogue terá obrigatoriamente de ser criado de raiz e apresentar, no mínimo, cinco posts sobre desenvolvimento sustentável, publicados entre 25 de Fevereiro e 30 de Abril de 2013.
As propostas a concurso terão de ser enviadas até às 23h59m do dia 30 de Abril de 2013 e os vencedores serão anunciados no dia 31 de Maio de 2013. Cada elemento dos grupos vencedores terá direito a um cheque Fnac no valor de 50€, e a turma a que pertence irá receber material didáctico sobre a temática do Desenvolvimento.
O júri será constituído por um representante da Plataforma Portuguesa das ONGD, a Responsável pela Comunicação para Portugal do UNRIC e um representante do Impulso Positivo.
O concurso conta com o apoio do Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC), do Impulso Positivo e da Lusa - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
 

quinta-feira, 21 de março de 2013

DIA MUNDIAL DA FLORESTA… PORQUÊ?

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Árvore e da Floresta e, como tal, vou-vos “falar” um pouco da importância do património hoje evocado. Antes de mais, pergunto porquê que o Dia Mundial da Floresta é celebrado em Portugal, entre outros países, no no dia 21 de março. A resposta é simples: porque nesta data tem início a Primavera no hemisfério Norte. Porém, no nosso país, o dia 21 de março apenas começou a ser associado ao Dia Mundial da Árvore e da Floresta em 1972, então – como hoje – com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra. No entanto, havia já a tradição de se comemorar em diversos países, entre os quais Portugal, a “Festa da Árvore”, pela primeira vez evocada a 9 de março de 1913. Foi seu percursor o norte-americano John Stirling Morton que, em 1872, no estado do Nebraska, conseguiu convencer toda a população a consagrar um dia por ano à plantação ordenada de diversas árvores para fazer face ao problema da escassez de material lenhoso.
E depois desta “lição de história”, algumas curiosidades acerca deste património:
  • As florestas constituem cerca de 80% de toda a biodiversidade terrestre;
  • As florestas ocupam cerca de 30% das áreas continentais, encontrando-se atualmente em regressão;
  • Atualmente, um dos países que mais está a investir na florestação do seu território é a China;
  • A maior floresta do mundo é a Taiga Russa (desde o ocidente europeu até ao extremo oriental asiático);
  • Em Portugal, a floresta ocupa cerca de 39% do território, sendo uma das mais elevadas taxas de florestação da União Europeia (seguido da Suíça, da Finlândia e da Polónia). Cerca de 113.000 ha correspondem a propriedades estatais, 26.000 ha a propriedades autárquicas e 465.000 ha a terrenos baldios;
  • Portugal é o país da União Europeia que tem menos propriedade florestal pública.
Mas, porquê preservar as florestas? Porque…
  • São essenciais à conservação dos equilíbrios na Natureza e da vida na Terra;
  • Constituem um recurso renovável que produz bens e serviços de valor inestimável para o Homem;
  • Renovam o oxigénio do ar, purificando-o. Absorvem o carbono atmosférico e, desta forma, contribuem para a redução do efeito de estufa;
  • Facilitam a infiltração da água das chuvas, regularizando os regimes hídricos e alimentando fontes e nascentes;
  • Amenizam o clima, tornando-o mais temperado e húmido;
  • Protegem os solos enriquecendo-os em matéria orgânica;
  • Constituem a maior barreira ao avanço da desertificação;
  • Garantem o sustento de mais de 1,6 biliões de pessoas em todo o mundo;
  • Conservam heranças culturais;
  • Suportam a fauna cinegética e a caça;
  • Protegem as margens dos rios e ribeiros, defendendo-os da erosão;
  • Contribuem para a diminuição do risco de intensidade de cheias;
  • Protegem os campos de cultivo do vento e da erosão;
  • Fixam as areias dunares;
  • Compartimentam e dividem a paisagem, criando cenários de grande beleza;
  • Constituem uma inesgotável fonte de riqueza;
  • Proporcionam-nos os melhores locais de recreio e lazer, longe do ruído e da poluição;
  • Constituem espaços de aventura e descoberta.
A terminar, e meramente a título de curiosidade, sabia que as indústrias florestais nacionais são responsáveis por 10,3% das exportações portuguesas? Que o setor florestal é um dos mais dinâmicos e competitivos da nossa economia, representando:
    • 3,2% do PIB?
    • 12% do PIB industrial?
    • Cerca de 260.000 postos de trabalho?
Depois disto tudo, alguém tem dúvidas do porquê da importância de cuidarmos e preservarmos a nossa floresta?!
Por: Renato Azevedo 

sexta-feira, 15 de março de 2013

CONCURSO MISS E MISTER ECO-CAMPANÁRIO REVELOU TALENTOS


 
Realizou-se hoje no polidesportivo da nossa escola, inserido nas atividades de encerramento do 2.º período, o Concurso Miss e Mister Eco-Campanário 2012/2013. Esta iniciativa, promovida pelo Conselho da Comunidade Educativa, teve por objetivo envolver toda a comunidade escolar em torno de uma temática à qual a escola vem dedicando grande atenção, particularmente nos últimos quatro anos, o Ambiente.
Sugerida pelos alunos em Conselho de Delegados e Subdelegados de turma no início do ano letivo, esta atividade congregou os temas moda e ecologia, consistindo de vários desfiles: traje casual, traje desportivo, traje de gala e desfile com chapéu ecológico. Alunos, professores e demais elementos da comunidade escolar envidaram esforços na construção dos chapéus ecológicos e na escolha dos trajes e apresentar pelos jovens modelos, em representação das respetivas turmas, emprestando a sua criatividade a esta iniciativa que colheu significativa adesão por parte dos encarregados de educação. Os participantes foram sujeitos à apreciação de um júri composto por representantes do Conselho da Comunidade Educativa da Escola e representantes da Associação Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Campanário, constituindo critérios de apuramento dos vencedores a originalidade dos trajes apresentados, postura nos diversos desfiles, criatividade na elaboração do chapéu ecológico e conhecimentos sobre ecologia. Nesse sentido, os conhecimentos dos “modelos” foram sujeitos a escrutínio, através da realização de várias questões no âmbito do programa Eco-Escolas, uma forma de disseminar aquela informação também junto de todos os presentes.
A encerrar a festa, e porque descontrair (também) é preciso, um Harlem Shake, iniciativa de um grupo de alunos de 9.º ano, com a colaboração da professora Paula Olim, presidente do Conselho da Comunidade Educativa da nossa escola.
A terminar, votos de boa Eco-Páscoa a todos!
 



quinta-feira, 7 de março de 2013

SIM, NO DIA DA MÃE O CORAÇÃO É AMARELO



Dia 5 de Maio é, como sabemos, o dia da mãe. Por isso, a Tetra Pak tem um desafio para ti e para a tua Eco-Escola: criar um coração com embalagens Tetra Pak, predominantemente amarelo, para assim demonstrares o teu amor pela tua mãe e pela natureza. Deste modo, emprestando a nossa criatividade à reutilização de embalagens Tetra Pack, contribuiremos para passar a mensagem acerca da deposição deste tipo de embalagens no ecoponto amarelo, homenageando desta forma a mãe natureza. A escola que apresentar o coração mais original receberá um prémio para se tornar ainda mais ecológica. Brevemente disponibilizaremos mais informação. Fala com os teus professores que, aposto, também vão adorar esta ideia. O coração tem que estar pronto até ao dia 25 de Abril para que no dia da mãe sejam divulgados os corações premiados.
Participa! Aproveita as férias da Páscoa para recolher as embalagens!

sexta-feira, 1 de março de 2013

CLASSIFICAÇÃO "SUPER-ECO-RECOLETOR" (ATUALIZADA A 01 DE MARÇO)

No âmbito do concurso Super-Eco-Recoletor, campanha de recolha de pilhas, baterias de telemóvel, rolhas, tinteiros, toners e radiografias inutilizadas, ação promovida pela coordenação Eco-Escolas, cumpre-nos informar que, no que diz respeito a pilhas, recolhemos já, este ano letivo, cerca de trinta pilhões de cartão. Conforme é do conhecimento geral, o produto desta recolha destina-se à participação da nossa escola no concurso Pilhão vai à Escola, promovido pela Ecopilhas. Cerca de dez mil rolhas foram também já arrecadas no âmbito desta campanha. 
Quanto a tinteiros, toners e radiografias, precisamente os resíduos aos quais são atribuídos maior pontuação (5 pontos por unidade), angariámos já cerca de três mil tinteiros e… zero radiografias. Recorde-se que os tinteiros e toners estão a ser entregues à Fundação do Gil tendo por objetivo auxiliar aquela instituição no desenvolvimento e alargamento de projetos e atividades de solidariedade a crianças e jovens. As radiografias, que por qualquer razão estranha ainda não nos chegaram (todos temos em casa radiografias com mais de 5 anos e que não possuem já qualquer utilidade!), têm também por finalidade um cariz solidário, nomeadamente auxiliar a AMI na concretização dos nobres projetos desenvolvidos por aquela instituição.
A tabela classificativa está então ordenada da seguinte forma:
  1. Pedro Abreu (7.º A) – 19574 pontos;
  2. Leandro Nascimento (7.º A) – 11137 pontos;
  3. Jesus Mendes (7.º A) – 10653 pontos;
  4. Carlota Ochôa (7.º B) – 9892 pontos;
  5. Francisco Pio (7.º A) – 1152 pontos;
  6. João Pedro Henriques (7.º B) – 165 pontos;
  7. Cristina Sousa (5.º A) – 44 pontos;
  8. Iúri Telo (7.º B) – 32 pontos;
  9. Óscar Jesus (7.º C) – 23 pontos;
  10. Paulo Ricardo (7.º B) – 5 pontos;
  11. José Tiago (7.º B) – 5 pontos.
Se ainda não contribuíste para esta iniciativa ainda vais muito a tempo de o fazer já que, este ano, a grande novidade é a atribuição de prémios, para além dos três primeiros classificados, a todos os participantes!