sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CONCURSO POSTER ECO-CÓDIGO 2012

Um dos sete passos da metodologia do Eco-Escolas consiste na implementação de um Eco-Código, uma espécie de declaração de princípios, de mandamentos ambientais que devem ser observados por toda a comunidade escolar.
A existência de um Eco-Código não obriga porém à necessidade de criação de um poster Eco-Código ainda que, nos dois últimos anos letivos em que participámos neste programa, tenhamos optado pela elaboração de posters Eco-Código, por entendermos que aqueles constituem per si instrumentos de disseminação da mensagem subjacente ao Eco-Código.
A ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), entidade que a nível nacional supervisiona o programa Eco-Escolas, promove todos os anos um concurso nacional de posters Eco-Código, iniciativa através da qual são escolhidos os melhores trabalhos para a realização de exposições itinerantes divulgadas por todo o país. Ao Concurso Nacional poster Eco-Código podem concorrer todas as escolas inscritas no programa Eco-Escolas, sendo que os trabalhos apresentados a concurso são agrupados em dois escalões: Escalão 1 – Pré-Escolar e 1.º Ciclo; e Escalão 2 – 2.º e 3.º Ciclos, Secundário, Profissional ou Superior.
E porque entendemos estarem mais uma vez reunidas as condições à participação da nossa escola neste concurso – Concurso nacional poster Eco-Código – somos a informar que estamos a promover um concurso a nível de Escola tendo por objetivo apurar o poster Eco-Código que nos representará no concurso nacional.
Os trabalhos a apresentar a concurso devem respeitar os seguintes requisitos:
  • Serem realizados em cartolina 65 x 50 cm ou A2;
  • Possuírem orientação vertical;
  • Serem completamente bidimensionais (não são admitidos trabalhos com colagens de objectos que impossibilitem emoldurar o poster);
  • Conter cerca de 10 a 12 frases com características do Eco-Código (as frases são definidas pelo Conselho Eco-Escolas);
  • Composição de todos os elementos gráficos tal como se pretende que sejam publicados;
  • Identificação de todos os autores (Escola, Professor coordenador e Alunos) apenas no verso;
  • Apresentação de uma breve memória descritiva explicativa da forma como foi realizado o trabalho – máximo uma página A4.
Todos os trabalhos deverão ser entregues ao coordenador Eco-Escolas (professor Renato Azevedo) até 14 de Abril. Como sempre – e não têm sido poucas as vezes - existirão diversos prémios para os melhores trabalhos. O ano passado, relembramos, o trabalho vencedor foi elaborado pelos alunos Maria Eugénia Pereira, Maria José Gonçalves e Duarte Pereira, então alunos do 7.º E, que participaram nesta iniciativa sob a orientação da professora Helena Sousa.
Informações adicionais podem ser obtidas junto do professor Renato Azevedo.

Sem comentários: