quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TRABALHOS ECO-ESCOLAS: CONSTRUÇÃO DE COMPOSTOR

Pese embora a Auditoria ambiental à nossa escola não estar ainda concluída – nesta fase decorrem os inquéritos a um grupo de alunos (seleccionados pelo método de amostragem estratificada) que possibilitarão, conjuntamente com as questões de observação directa, aferir o ponto da situação da comunidade escolar no que concerne a práticas, hábitos, conhecimentos e sensibilidade ecológicas – alguns dos projectos que pretendemos integrar no Plano de Acção deste ano já tiveram o seu início. De entre os diversos projectos em curso, que contamos divulgar neste blogue e no nosso painel Eco-Escolas, damos-vos conta esta semana de um projecto que está a ser executado pelos alunos Anderson Mendonza, José Bruno, Bruno Chaves e Leonardo Sousa que consiste na construção de um compostor.
A ideia partiu deste grupo de alunos do 7.º A, tendo por objectivo proceder ao tratamento de pelo menos alguns dos (muitos) resíduos orgânicos produzidos na escola (restos de fruta e legumes da cantina, ramagem e ervas do jardim, bem como algum papel) aderindo assim à pratica da compostagem que nos permitirá reciclar estes resíduos num excelente composto (húmus) que será posteriormente utilizado como fertilizante nos jardins da escola.
Fazendo jus ao lema “do velho se faz novo”, de salientar que todas as madeiras empregues (trazidas pelos alunos) são REUTILIZADAS e aquilo que até há bem pouco tempo não passava de velhos barrotes assume hoje – depois de muito serrar, aplainar, lixar, pintar, retocar, etc. etc. – a forma das diversas peças do compostor. Se dá muito trabalho? Concerteza que sim mas, garanto-vos, o entusiasmo e empenho evidenciados pelos alunos compensa tudo isso e muito mais.
Na próxima semana dar-vos-emos conta de um outro projecto em execução.

2 comentários:

Anónimo disse...

ERA mais fácil por do 7ºc xa k nao tem nada

Anónimo disse...

ERA mais fácil por do 7ºc xa k nao tem nada