sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

CIMEIRA DE COPENHAGA: NÚMEROS DE UM INSUCESSO ANUNCIADO

Foi o plano B que o primeiro-ministro dinamarquês, Lars Loekke Rasmussen, apresentou aos países da Ásia Pacífico em Singapura, no domingo. Para salvar a Cimeira de Copenhaga, Rasmussen formulou um acordo político que adia um possível tratado legalmente vinculativo.
Ao recusar fixar os objectivos vinculativos, os 21 países da APEC travaram as ambições de Copenhaga. Na verdade, dois dos seus membros, a China e os Estados Unidos, emitem, sozinhos, 40 por cento de gases com efeito estufa no planeta. Os Estados Unidos não avançaram números de redução do CO2: estão em segundo lugar no ranking de poluidores mundiais logo a seguir à China. Uma lei para reduzir as emissões em 17 por cento de 2005 a 2020 ainda não foi votada no Senado, depois da passagem na Câmara dos Representantes, em Junho. A União Europeia e o Japão anunciaram objectivos firmes para Copenhaga: uma redução de 20 por cento para os europeus, de 25 por cento para os nipónicos, mas ao nível da emissão de gases de 1990 até 2020. Os Estados Unidos não avançam objectivos específicos de redução. A China e a Índia recusam objectivos vinculativos. Os grandes poluidores, apesar de recentes, juntam-se à União Africana para exigir que os países ricos reduzam 40 por cento, até 2020, mas calculados em relação às emissões de 1990. É difícil conciliar interesses tão contraditórios mas, entretanto, as emissões para a atmosfera continuam a aumentar. Depois de 1990, data de referência do protocolo de Quioto, as emissões progrediram 41 por cento, com um pico de 29 por cento entre 2000 e 2008. A última notícia inquietante, segundo a Revista Nature Geoscience, é que os oceanos e florestas armazenam cada vez menos CO2. A função de poços de carbono está simplesmente a esgotar-se.


Copyright © 2010 euronews

6 comentários:

CASSIANO 7º B disse...

MUITO INTERENSANTE ???

alexandre correia 7c disse...

tanta conversa para nada, mais valia nao terem lá ido...

alexandre correia 7c disse...

quando se virem a arrasca, vao se lembrar do que podiam ter feito.

alexandre correia 7c disse...

se o homem e o grande causador de toda a desgraça do nosso planeta, talves possa ser ele a salvaçao. eu acho que o que esta a acontecer ao nosso planeta e um crime ecologico.

Dinarte Álvaro disse...

Copenhague, capital da Dinamarca, foi sede da 15a. Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas, a mais importante da história desde o Protocolo de Quioto.

Dinarte Álvaro 7ºC disse...

É pena que não tenham resolvido tomar nenhuma atitude