terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O PECADO DE DARWIN...

Comemoraram-se em Fevereiro último os duzentos anos do nascimento daquele que é considerado o "pai" da teoria da evolução, falo-vos naturalmente do reputado naturalista britânico Charles Darwin. Um pouco por todo o lado, mas principalmente em Inglaterra, a sua terra natal, a data foi assinalada com grande pompa já que o autor de A Origem das Espécies foi sem sombra de dúvida um dos maiores naturalistas de sempre, estatuto alcançado muito em parte devido aos estudos científicos publicados em A Origem das Espécies. Aspectos "obscuros", porém, ainda hoje ensombram a teoria da evolução, não tanto pelos princípios subjacentes àquela, cuja aceitação é hoje praticamente universal, mas, fundamentalmente, por algumas "pontas soltas" deixadas pelo seu autor. Para os menos familiarizados com a vida e obra do nosso personagem será importante lembrar que tudo começou quando o então jovem Charles Darwin embarcou na famosa viagem do HMS Beagle, em 1831, como amigo do capitão Fitzroy – apesar do naturalista oficial da expedição ser na realidade Robert McCormick. As observações e recolhas realizadas por Darwin ao longo da costa sul-americana mas, fundamentalmente, as célebres observações feitas nas Ilhas Galápagos, já em 1833, entraram para a história como o momento de inspiração de Darwin para a percepção da teoria evolutiva.
Quatro anos mais tarde a circum-navegação do Beagle terminava e, como seria de esperar, a comunidade científica ansiava pelas revelações que, sabe-se hoje, mudariam definitivamente o curso da Ciência. No entanto as coisas não se processaram bem dessa forma. Na realidade Darwin apenas descreveu as suas teorias em 1859 – mais de vinte anos depois! - numa obra publicada de forma apressada e algo atabalhoada (e mais tarde reescrita) sob o título de Da Origem das Espécies por Meio da Selecção Natural. E foi este comportamento no mínimo intrigante de Darwin que esteve na origem das primeiras dúvidas: qual a pressa para publicar tão importante teoria quase como um rascunho, depois de mais de vinte anos de quase absoluto sigilo? Será que Darwin temia alguma coisa? A resposta para estas e ouras questões parece estar na correspondência pessoal mantida entre Charles Darwin e Alfred Russell Wallace, brilhante naturalista de "segunda linha" que, na época, não passava de um profissional pobre que tinha que trabalhar para sobreviver – muito ao contrário de Darwin, descendente de famílias aristocratas. Wallace passou onze anos na Amazónia, mais precisamente no Rio Negro e, ao que parece, foi quem, através das cartas remetidas a Charles (que constam das suas inúmeras biografias), "despertou o clique" da teoria evolutiva em Darwin, antecipando as conclusões sobre os próprios achados deste. Ao morrer, em 1882, Darwin deixou um legado de aceitação relativa da "sua" teoria.
Muito depois, já em 2003, a conclusão do sequenciamento do genoma humano pôs em evidência a enorme semelhança entre a nossa carga genética e a dos chimpanzés, reforçando o pensamento Darwiniano de que temos um ascendente em comum. Se dúvidas subsistissem, confirmava-se assim que Darwin estava certo ou seria... Wallace?
Como se não bastassem as suspeitas, estudos recentes levados a cabo por um grupo de
cientistas britânicos confirmam a acusação a Darwin de plágio em A Origem das Espécies. Os cientistas trabalharam com um grupo de analistas de computação, especialistas em programas anti-plágio, para investigar em detalhe A Origem das Espécies, principal motor da moderna teoria da evolução. Resultado: os investigadores concluíram que algumas das ideias mais importantes daquela obra foram copiadas de outro naturalista britânico, com quem Darwin trocava frequentemente correspondência, precisamente... Alfred Russell Wallace!
A este propósito aconselhamos vivamente a leitura do romance de John Darnton (escritor galardoado com o Prémio Pulitzer) O Pecado de Darwin que combina de forma harmoniosa as vertentes histórica e ficção. Vale bem a pena a leitura.


Renato Azevedo

7 comentários:

alexandre correia 7c disse...

era muito esperto, e pena ele tar morto...

alexandre correia 7c disse...

ele escreveu muitos livros, acho que ainda vou ler um desses, prometo!!!

Dinarte Álvaro 7ºC disse...

Quando se fala em teoria da evolução, o primeiro nome que vem na cabeça é Darwin, claro. É dele a teoria da seleção natural.

alexandre correia 7c disse...

sera que darwin criou a teoria da evoluçao sozinho?
ach que nao, acho que nao foi so ele, tambem trve ajuda de wallece. acho que charles darwin nao devia ter ficado com os louros todos, tambem devia ter declarado que tinha tido ajuda, mas preferiu assin, que vergonha!!!!

Dinarte Álvaro 7ºC disse...

Darwin pode ter descobrido a teoria da evolução sozinho sem ajuda de ninguém.
Wallece pode nunca ter exestido.
Se não fosse Darwin a descobrir essa teoria seria outro no futuro.
Mas só mostra que Darwin era muito estudioso e trabalhador.
Anão ser que alguém otenha ajudado...

Érico 7ºA disse...

Acho que Darwin criou a teoria da evolução com a ajuda de Wallece.
Mas quase tudo mostra que foi Darwin, era um homem muito entelegente e muito trabalhador.

Erico7ºA disse...

Os fóseis que contituiam o melhor testemunho da evolução da vida da terra.
Existem seres vivos que são idênticos aos fósseis da mesma espécie com milhões e milhões de anos.
A essas espécies Darwin chamou "fósseis vivos".