quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

AJUDE A FAZER RENASCER O ENSINO NO HAITI

Não obstante este blogue ter por finalidade única a divulgação de informação relativa à temática ambiental, designadamente aquela que se enquadra no projecto Eco-Escolas, há situações às quais não nos podemos manter indiferentes, ainda que possam de alguma forma extravasar o contexto geral deste espaço. É o caso deste apelo recebido aqui, de uma ONG – Universal Learning Centre (ULC) – que se dedica à angariação de apoios ao ensino em países subdesenvolvidos, fornecendo às crianças desses países materiais de aprendizagem e acesso à educação, num esforço para aumentar a qualidade do ensino nos mesmos, sob o lema “toda a gente merece uma educação”.
A sobejamente conhecida calamitosa situação que hoje atravessa o Haiti dispensa quaisquer comentários adicionais já que, hoje por hoje, a palavra Haiti é quase sinónimo de “ajuda precisa-se”. O Haiti precisa de “renascer das cinzas” e isso só será possível se aquelas crianças, muitas delas órfãs, tiverem acesso à educação. Mas, como ajudar? Existem várias formas de ajudar o Haiti e esta via é certamente uma delas já que, após exaustiva pesquisa, pudemos constar que a Universal Learning Centre é efectivamente uma ONG bastante credível.
Já alguns docentes da nossa escola nos interpelaram com a sugestão do lançamento de uma campanha de recolha de roupas e outros bens essenciais para auxiliar as crianças haitianas, na perspectiva da REUTILIZAÇÃO, ideia sem dúvida muito louvável, porém pouco viável. É que, conforme informação proveniente da AMI (Assistência Médica Internacional) – outra ONG extremamente credível – que recebemos recentemente no nosso endereço de correio electrónico, é de todo desaconselhável a realização desse tipo de campanhas, visto que o custo de transporte de Portugal até ao Haiti do produto das mesmas é extremamente elevado e, nesse sentido, o melhor mesmo é a realização de donativos, sendo a compra dos bens de primeira necessidade realizada nos países vizinhos do Haiti.
O importante neste momento é ajudar o povo haitiano, seja de que maneira for mas, cuidado, é sempre imprescindível a verificação da credibilidade das instituições angariadoras de apoios.

1 comentário:

alexandre correia 7c disse...

oxala consigam fazer renascer o ensino no haiti. o problema sao as escolas estarem todas num caco. sao milhares de crianças desalojadas a viverem en tendas inprovisadas. e 1 pena...