quarta-feira, 24 de março de 2010

ACÇÃO DE ARBORIZAÇÃO ASSINALA DIA MUNDIAL DA ÁRVORE E DA FLORESTA

Inseridas nas comemorações do Dia Mundial da árvore e da Floresta, cerca de meia centena de alunos e professores da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade participaram ontem numa acção de arborização das serras da Madeira, promovida pela coordenação do projecto Eco-Escolas deste estabelecimento de ensino, em parceria com a Direcção Regional de Florestas (DRF).
Os alunos, oriundos das turmas A, B e C do 7.º ano e das turmas C e D de 8.º ano, quiseram assim associar-se ao importante trabalho de recuperação e ordenamento florestal das serras da Madeira, reconhecendo também desta forma o verdadeiro serviço público que vem sendo desenvolvido pela DRF neste particular. Recorde-se que a floresta Laurissilva, cuja principal área de implantação está confinada às serras da Madeira - apenas algumas manchas resíduais subsistem nos Açores, Canárias e Cabo Verde -
foi em 1999 reconhecida pela UNESCO património natural da humanidade.
O planalto do Paúl da Serra, mais precisamente a zona de lazer dos Estanquinhos, foi o local escolhido para a concretização desta acção, que consistiu da plantação de vinte e cinco árvores de espécies endémicas e indígenas da Região (loureiros, tis, vinháticos, uveiras, urzes, etc.), bem como de explicações dos técnicos da DRF acerca de todo o processo de plantação e origem da vegetação local. E porque a satisfação dos alunos foi bem patente no decurso desta actividade, consta que mais uma acção do género estará já na forja para o próximo período. Convém esclarecer porém que a realização destas acções de arborização não se limita à plantação das árvores por si só, já que a monitorização do desenvolvimento das plantas é outro dos aspectos que deve ser tido em conta neste tipo de iniciativa. Deste modo, o regresso aos Estanquinhos deverá ser uma realidade a médio prazo.
A terminar, não podemos deixa de endereçar um agradecimento muito especial à Câmara Municipal da Ribeira Brava, entidade parceira da nossa escola na concretização do projecto Eco-Escolas, que nos disponibilizou graciosamente os transportes indispensáveis à concretização da iniciativa.

2 comentários:

Ricardo disse...

Tive pena de não poder ir!!!
Deve ter sido muito coool!

Anónimo disse...

CUIDADO PARA AS MENINAS NÃO SUJAREM AS MAÕS!!!