sexta-feira, 12 de março de 2010

CONSTRUÇÃO DO COMPOSTOR: ESTÁ QUASE, QUASE…

Tal como informámos aqui, um grupo de alunos do 7.º A está a desenvolver, no âmbito da ACND de Área de Projecto, um trabalho que consiste na construção de um compostor. Esta infra-estrutura permitir-nos-á depois proceder ao tratamento de pelo menos alguns dos (muitos) resíduos orgânicos produzidos na escola – restos de fruta e legumes da cantina, ramagem e ervas do jardim, bem como de algum papel – aderindo assim à prática da compostagem que nos permitirá reciclar estes resíduos num excelente composto (húmus), posteriormente utilizado como fertilizante nos jardins da escola.
Se é verdade que a conclusão dos trabalhos está relativamente atrasada – o prazo previsto em planificação era até ao final do 1.º período – estes alunos têm em sua defesa o facto de todas as madeiras empregues no projecto, trazidas pelos próprios, serem REUTILIZADAS, o que obrigou a serrar, aplainar, lixar, pintar, retocar, etc. a fim de transformar aquilo que até há bem pouco tempo não passavam de velhos barrotes e ripas de madeira num robusto compostor. Agora só falta pregar as duas laterais, colocar a rede interior, embutir o compostor no local e aplicar um pintura final, trabalhos que, estamos certos, estarão concluidos até ao final deste período.
Para acelerar o processo de decomposição (que como sabemos é assegurado fundamentalmente por bactérias e fungos) vamos pedir “emprestadas” à Escola Professor Francisco M.S. Barreto cerca de cinquenta minhocas vermelhas da Califórnia (Eisenia phoetida) já que estes animais podem abreviar o tempo de decomposição dos materiais menos duros em cerca de 75%.
Já agora, e meramente a título de curiosidade, sabiam que uma das principais personalidades a advogar a importância das minhocas no equilíbrio dos ecossistemas foi o conhecido naturalista britânico Charles Darwin? É verdade! O autor de A origem das espécies chegou mesmo a afirmar que "a minhoca é a melhor amiga do Homem". Após quarenta anos de pesquisas, Darwin chegou inclusive a publicar um ensaio intitulado: A formação do húmus através da acção das minhocas.

2 comentários:

adriana7b disse...

axo mt interressante, tds os profs de area de projecto deviam faze-lo
+ claro o meu dt é o maior, ou seja, ele xim é um prof qe se deve elogiar nesta area das ciências.

Renato Azevedo disse...

Obrigado pelo elogio Adriana mas, convém dizê-lo, este trabalho não está a ser elaborado (só) por mim. São principalmente os alunos o "motor" deste projecto, naturalmente que com a ajuda dos respectivos professores de AP (eu e a professora Patrícia Amorim).