quinta-feira, 11 de março de 2010

PASSATEMPO MENSAL PNM: DESCOBRIR A BIODIVERSIDADE – MARÇO


Tal como oportunamente informámos aqui, o Serviço do Parque Natural da Madeira, através do seu Centro de Informação, está a promover um passatempo mensal através do seu site. Este passatempo baseia-se na construção de uma frase que inclua obrigatoriamente todas as palavras publicadas no site do SPNM e que mudarão mensalmente. A ideia é recorrer ao conhecimento e à criatividade de cada um e o passatempo está aberto a toda a população. Associado ao passatempo mensal estará indicado o respectivo prémio. Este passatempo é muito simples e consiste na construção de uma frase utilizando as palavras divulgadas no site daquela entidade que, neste mês de Março, correspondem às seguintes: diversidade, seres vivos, água e energia.
Participa, deixando aqui o teu comentário (não te esqueças de te identificar com o teu nome e turma, pois só dessa forma a tua participação será considerada válida) até 26 de Março. Os prémios estão à tua espera!

NOTA: Não sendo este passatempo do PNM direccionado exclusivamente a alunos - mas também - a coordenação do programa Eco-Escolas da nossa escola decidiu, por forma a incentivar a participação nesta iniciativa, atribuir um prémio ao aluno autor do melhor comentário, que consiste de um filme em DVD à escolha do próprio. Participa!

11 comentários:

Ricardo disse...

Se a idade fosse um posto, a maioria das espécies de seres vivos que habita a Terra teria toda a legitimidade para mandar o Homem (que existe há “apenas” 1,8 M.a.) parar IMEDIATAMENTE com a poluição da água ou com o consumo desenfreado de energia que, entre outras acções antropogénicas, têm contribuído para a dizimação da diversidade biológica.

Mónica Filipa, 7.º B disse...

A Eco-sustentabilidade na Terra depende da conservação da diversidade dos seres vivos que dela fazem parte, bem como de uma gestão cuidadosa dos consumos de recursos vitais como a água e a energia.

josefina 7ºa disse...

No nosso planeta existe uma grande diversdade de seres vivos ,seja na água ou na terra. e muto impotane preseva-los prque eles nos ajuda bastante

Hélder Cabo, 7ºA disse...

A toma de consciência de que o Homem é tão-somente uma espécie de entre a enorme diversidade biológica que habita o nosso planeta, será meio caminho para emendarmos os enormes prejuízos que vimos causando aos demais seres vivos, nomeadamente no que concerne à poluição da água e abuso dos consumos de energia, decorrentes do nosso exacerbado egocentrismo.

Délia Gonçalves, 7.º A disse...

A água e a energia são fundamentais à subsistência da nossa espécie mas, não nos podemos nem devemos esquecer, estes recursos são também essenciais à demais diversidade de seres vivos que habitam a Terra.

Josefina Ascensão, 7.º A disse...

O consumo racional de recursos como a água e a energia é um dever que incumbe a todos e cada um de nós no nosso dia-a-dia, sob pena de estarmos a hipotecar o futuro do nosso planeta e, em particular, a diversidade de seres vivos nele existente.

Hugo Pereira, 7.º A disse...

O que o Homem tem vindo a fazer ao planeta nos últimos duzentos / trezentos anos é uma autêntica violação dos direitos das diferentes espécies de seres vivos que connosco partilham a Terra, já que a diversidade biológica, à semelhança de recursos naturais como a água ou as diversas formas de energia, não são propriedade do “senhor” Homo sapiens.

Carmo Vidal, 7ºA disse...

O consumismo desenfreado do Homem mais parece um qualquer tipo de pacto suicida entre humanos, mas também um acto de genocídio de muitas outras espécies de seres vivos que acabam por ser vítimas da diversidade de erros por nós cometidos no âmbito da gestão de recursos frágeis e vitais como a água ou a energia.

Ricardo Teixeira, 7.º A disse...

Embora talvez demore a “sarar as feridas”, a generalidade dos seres vivos recuperará a diversidade anterior ao Homem e aos seus atrozes actos anti-sustentabilidade (destruição de habitats, poluição da água e dos solos, abuso dos consumos de energia,), visto que a Terra e a vida existiam já sem nós e sem nós hão-de continuar a existir.

Vânia Martins, 7.ºA disse...

A depauperação do património natural do planeta, como a sobreexploração dos recursos biológicos, a poluição da água ou o descomedido consumo de energia, resultará numa herança pesada para os nossos filhos e para toda a diversidade de seres vivos que nos sucederem.

Luisa Raquel disse...

A biodiversidade é a diversidade de animais, plantas, microorganismos que existem na Terra e as inter-relações que estabelecem entre si.

E, como tu sabes, os animais, as plantas e os microorganismos vivem nas florestas, nos desertos, nos oceanos, nos pólos, nas zonas húmidas e estabelecem relações