quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

U4ENERGY – O DESAFIO DA ESCOLA EUROPEIA

U4energy é um concurso pan-europeu para as escolas, que objectiva consciencializar sobre o consumo de energia e melhorar a eficiência energética nas escolas. Esta iniciativa da Comissão Europeia é financiada ao abrigo do programa Energia Inteligente Europa, o qual possui como objectivo tornar a Europa mais competitiva e inovadora, contribuindo simultaneamente para que concorra para os seus ambiciosos objectivos no âmbito das alterações climáticas.
O U4energy é dinamizado pela European Schoolnet em nome da Comissão Europeia. De 13 Setembro 2010 a 30 Maio 2011 professores e alunos podem participar em 3 concursos que motivam ao desafio:

• A – Medidas de eficiência energética na escola;
• B – Acções pedagógicas de sensibilização para a educação em energia;
• C – Melhores ideias e iniciativas para uma campanha de sensibilização.

 
CATEGORIA A: Medidas de eficiência energética na escola
A sua escola está a desperdiçar energia? Altere esta situação participando no U4energy. Envie-nos as suas brilhantes ideias e prove que é capaz de ajudar a sua escola a ter um melhor desempenho. Pede-se a alunos e professores, apoiados pela sua comunidade e autoridades locais, que concebam e implementem um Plano de Poupança de Energia para reduzir o consumo de energia na escola. O website U4energy oferecerá recursos, modelos e sugestões para avaliar os níveis de consumo de energia. Os alunos e professores são convidados a debater os prós e os contras das diferentes opções relativas à energia, entrevistando actores fundamentais a nível local e recolhendo testemunhos das suas realizações. Participando nesta categoria do concurso, as escolas beneficiarão com a poupança de energia (electricidade e gás) e recursos financeiros e reduzirão as emissões de CO2. Alterarão igualmente o seu comportamento e aprenderão a economizar eficazmente dinheiro e a ajudar o meio ambiente.

CATEGORIA B: Acções pedagógicas de sensibilização para a educação em energia

Como pode sensibilizar os seus alunos para a importância da energia e o seu impacto sobre o meio ambiente? Esta categoria do concurso dirige-se exclusivamente a professores motivados! Os participantes terão a oportunidade de apresentar as suas aulas de sucesso sobre a eficiência energética na escola, apresentando metodologias, materiais educativos e recursos didácticos. Toda a informação deve ser sumarizada num plano de aula, juntamente com imagens ou vídeos optativos. Os planos de aulas deverão ser aplicáveis a outros contextos culturais e ser sustentáveis a longo prazo, para que outros professores os possam usar. Contribuindo para esta categoria do concurso, os professores partilharão melhores práticas para motivar os alunos e integrar a sensibilização energética noutras disciplinas curriculares.

CATEGORIA C: Melhores ideias e iniciativas para uma campanha de sensibilização

Tem alguma mensagem relativa à eficiência energética? Comunique a sua mensagem e passe palavra sobre a poupança de energia. Os alunos do ensino primário e secundário, orientados pelos seus professores, identificarão ideias e iniciativas para reforçar a eficiência energética. Organizarão uma campanha de sensibilização na sua comunidade, criando vídeos, cartazes, postais e outros materiais comunicativos. Os participantes são encorajados a falar com as autoridades locais, a entrevistar pessoas fundamentais ou a contar os órgãos de comunicação social, para melhor disseminarem a sua mensagem. O resultado será consignado num plano de comunicação, incluindo fotos, desenhos, apresentações multimédia, vídeos e outros materiais de apoio usados para atingir o público em geral.

Sem comentários: