terça-feira, 28 de maio de 2013

GERAÇÃO DEPOSITRÃO - REEE UPCYCLING


O trabalho apresentado a concurso pela nossa escola nesta modalidade criativa, um suporte e saleiro pimenteiro, foi (é) um dos diversos trabalhos realizados pelos alunos de 7.º ano da nossa escola, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, lecionada pelo professor Carlos Magalhães.
A peça foi construída aglomerando vários CD (5), sobrepondo-os e ligando-os com dois parafusos criando uma base cilíndrica que, por sua vez, e com a extensão da ponta do parafuso, foram ligadas à base de um pequeno cilindro em madeira com a altura de aproximadamente 4 cm. O círculo da base do cilindro tem um raio de aproximadamente 3 cm. No topo deste pequeno cilindro de madeira foi colocado um novo aglomerado de CD (3) perfurados nos lados opostos, de forma simétrica, com a medida exata para encaixar os invólucros dos rolos de película fotográfica. A união dos CD ao topo do cilindro de madeira foi feita da mesma forma que a anterior. 
Para finalizar, faltava uma pega para transportar mais facilmente o suporte. Nesse sentido, foi cortado diametralmente um novo CD e um novo cilindro em madeira (com as bases com cerca de um centímetro de diâmetro e dois de altura. Posteriormente, encaixou-se, pelo meio, as duas metades do CD entre as duas metades do pequeno cilindro, perfuraram-se as quatro peças e unimo-las com parafuso e porca sobrando uma pequena porção do cilindro de madeira abaixo do corte que dividiu o CD. Esta pequena porção encaixou no orifício do aglomerado de 3 CD e foi colada ao cilindro de madeira que estabelece a ligação entre os dois aglomerados de CD.
De salientar que todos os materiais usados, excetuando a cola de madeira, foram recuperados e reaproveitados a partir de REEE. Parafusos de uma tostadeira elétrica, CD estragados, cilindros de  madeira de um pequeno candeeiro de mesa e rolos de película para máquina fotográfica reflex.

Sem comentários: