quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CHEGOU O CONCURSO «PILHA-OU-TINTEIRO»!

Está oficialmente aberta a “época de caça” às pilhas e tinteiros. Confuso? Passamos então a explicar: é que hoje teve início o concurso Pilha-ou-tinteiro, uma campanha de recolha de pilhas e tinteiros inutilizados promovida no âmbito da ACND de Área de Projecto pelos alunos do grupo 2 do 7.º A, João Fernandes, Luísa Gonçalves, Sílvia Gomes e Vânia Martins.
Este concurso tem dois objectivos fundamentais: primeiro, promover e sensibilizar para a recolha selectiva destes resíduos, por forma a que os mesmos possam ser alvo de valorização posterior (reciclagem). Desta forma, estaremos a contribuir para a redução da poluição provocada por aqueles resíduos que, como é do conhecimento geral, integram na sua constituição elementos extremamente tóxicos para o meio-ambiente, designadamente metais pesados como o cádmio, o chumbo ou o mercúrio (que via cadeia alimentar podem facilmente chegar ao nosso organismo). Convém lembrar que uma única pilha deixada no solo contamina-o durante mais de cinquenta anos.
Outro dos objectivos, aliado à já referida vertente da educação ambiental, é a solidariedade para com os mais desfavorecidos, já que todos os tinteiros recolhidos serão entregues à Fundação do Gil, no âmbito de uma campanha de recolha promovida por aquela instituição, tendo em vista a angariação de fundos para o desenvolvimento e alargamento dos seus projectos e actividades, ajudando mais crianças e jovens (tal como referido aqui). Relativamente às pilhas, o objectivo é também proceder à sua entrega para reciclagem, nomeadamente na cadeia Modelo Continente Hipermercados S.A. Por cada hipermercado Modelo será premiada a escola que mais pilhões conseguir juntar proporcionalmente ao número total de alunos da escola.
Para participares no concurso Pilha-ou-tinteiro, iniciativa destinada exclusivamente a alunos da nossa escola, basta depositares os teus tinteiros e pilhas no PiTi, frente à Reprografia, não sem antes pedires à funcionária de serviço para que registe os números da tua entrega. Por cada pilha ser-te-á averbado um ponto e, por cada tinteiro, cinco pontos. A tabela de Eco-recolectores será actualizada quinzenalmente e divulgada no placard Eco-Escolas, bem como, naturalmente, neste blogue.
No final do ano lectivo (Junho) serão atribuídos prémios (2.º e 3.º prémios ainda a definir) aos três alunos melhor classificados, sendo que o primeiro da tabela será premiado com uma PlayStation, conforme anunciámos aqui.
Deixamos-vos então com um breve filme da verdadeira odisseia que foi a construção do PiTi, todo ele elaborado com recurso à reutilização de materiais. À excepção das tintas, NADA foi comprado! Até os pregos, dobradiças e fechaduras foram REUTILIZADOS e... do velho se fez novo!

2 comentários:

alexandre correia 7c disse...

Tanto trabalho. espero que a recolha seja muito grande. contudo a que da do piti foi feia. mas como o profssor renato o disfarçou, nem se nota nada.ta como novo, esta pronto para "comer" muitas pilhas e tinteiros

2cv disse...

excelente video ainda bem que eu apareco se não!!!!!!
hehehe!!!!! parabens bom trabalho