quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

EVOLUÇÃO DOS CONSUMOS DE ÁGUA E ELECTRICIDADE AINDA NO... «NIM»

Nota 1: De referir, no que concerne à água, que os valores unitários de m3 apresentados foram aproximados ao 3.º escalão de consumo.
Nota 2: Os valores de kWh apresentados correspondem a um consumo estimado em “horas cheias”.

Tal como referimos aqui, a turma A de 7.º ano está a desenvolver, no âmbito da Área Curricular Não Disciplinar de Área de Projecto, um trabalho que consiste na monitorização e verificação dos consumos mensais de água e electricidade na escola. Nesse sentido, para além da indispensável monitorização da facturação mensal daqueles recursos, os alunos deste grupo de trabalho têm também procedido ao acompanhamento e verificação da utilização dos mesmos, com a finalidade de detectar eventuais problemas (lâmpadas fundidas ou intermitentes, luzes ligadas em espaços desocupados, torneiras ou autoclismos mal regulados ou a funcionar incorrectamente, etc.) ou situações que possam ser corrigidas por forma a optimizar os respectivos consumos.
Para já, passados cerca de três meses do último período de monitorização, estes alunos constataram que, no que concerne à electricidade, algumas das medidas possíveis tendo em vista a optimização do respectivo consumo já estão a ser adoptadas. A desactivação de uma lâmpada por cada ponto de iluminação, constituído por duas lâmpadas fluorescentes é, na impossibilidade de aquisição no imediato de lâmpadas de eficiência energética de classe A, a solução possível proposta pelo Conselho Executivo. No âmbito da sensibilização, os mesmos alunos promoveram uma campanha (conforme referimos aqui) tendo por objectivo erradicar a existência de luzes ligadas em espaços desocupados e que consistiu na colocação de autocolantes junto de todos os interruptores do edifício escolar, infelizmente (ainda) sem os efeitos desejados. Os próprios alunos têm constatado que não raras vezes as luzes das salas de aula ficam ligadas nos intervalos e que poucos são os docentes que fazem uso da luz natural abrindo os tapa-sóis para reduzir o consumo de electricidade. A este propósito, é importante desmistificar a ideia completamente errada – e ainda enraizada – de que uma lâmpada fluorescentre ligada durante um intervalo de 10/15 minutos consome menos do que se a ligarmos e desligarmos várias vezes. Tal pressuposto é completamente errado já que ao ligarmos uma lâmpada fluorescente o respectivo “arranque” equivale a apenas 15 segundos de consumo contínuo.
No que diz respeito à monitorização dos consumos de água, os alunos apuraram que o Conselho Executivo procede já à manutenção mensal de torneiras e autoclismos. Verificaram de igual modo que todos os equipamentos “controlados” encontram-se bem regulados e a funcionar correctamente. Independentemente de tal facto está prevista para Março a realização de uma campanha de sensibilização da comunidade escolar para a temática da água – produção de jogos didácticos, apresentações PowerPoint e projecção de filmes – evocativa do Dia Mundial da Água.
Concluindo, a meta de redução dos gastos de água para um valor médio inferior a 300 m 3 / mês e dos gastos de electricidade para um valor inferior a 12 000 kWh / mês - objectivos que os alunos estabeleceram no início do projecto -
ainda se encontra muito distante, principalmente no que concerne aos consumos de electricidade. Acreditamos porém que tal meta é possível de alcançar até ao final do ano lectivo, se entretanto se corrigirem as “falhas” detectadas. Haja boa vontade e empenho.

4 comentários:

Ricardo disse...

nem dá para comentar o consumo de electricidade e de água e mesmo assim o melhor mês é Dezembro

Cónego João J.G. Andrade disse...

Não Ricardo, o que acontece é que, no que diz respeito à electricidade, quando os alunos realizaram este trabalho a factura do mês de Dezembro ainda não estava disponível.

Ricardo disse...

ahh!
Obrigado pôr dizer

alexandre correia 7c disse...

cada grafico, o problema e que eu nao entendo nada disso...