quinta-feira, 17 de março de 2011

MENOS RESÍDUOS PARA RECICLAGEM (=) MAIOR REDUÇÃO DE RESÍDUOS?

Terminada a nossa participação no projecto Escola Electrão, iniciativa promovida pela AMB3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos) a nível nacional, cumpre-nos informar que os REEE recolhidos na nossa escola perfizeram o total de 80 kg. Pouco? Talvez, principalmente se compararmos este valor com o angariado por outras escolas. Convém no entanto realçar que o nosso objectivo nunca foi recolher muitos REEE mas, acima de tudo, informar a comunidade escolar – e por via desta a comunidade local – sobre o que são REEE, sensibilizando para a importância da sua reciclagem.
Nessa perspectiva, obviamente não nos sentimos defraudados pela reduzida quantidade de REEE recolhida já que, estamos certos, todos os elementos da comunidade escolar trouxeram para a escola os REEE que dispunham em suas casas, casas de familiares e de amigos (grave seria se assim não fosse, ainda para mais com dois “pontos electrão” estrategicamente colocados em locais por demais visíveis). Se mais não trouxeram foi porque não tinham e, nesse sentido, esta constitui obviamente uma boa notícia – o que se pretende não é recolher muitos resíduos mas, antes, contribuir para que haja uma redução na produção desses resíduos.
O importante mesmo é NUNCA, mas mesmo NUNCA, depositar os REEE juntamente com o lixo comum. Nesse sentido, informamos que o “ponto electrão” disponível na Cantina permanecerá naquele local até ao final do ano lectivo, uma forma de também prestarmos (mais) este serviço à comunidade.

Sem comentários: