quarta-feira, 18 de maio de 2011

CONCURSO ESCOLA ELECTRÃO: «PRÉMIOS» PARA TODOS!

Se ainda não as receberam devem estar a recebê-las. Refiro-me às esferográficas com lanterna que foram entregues à nossa Escola no âmbito da nossa participação no Concurso Escola Electrão, iniciativa promovida pela AMB3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos) a nível nacional.
Não obstante a participação da generalidade dos alunos no Concurso Escola Electrão – cuja participação é, à semelhança das demais actividades desenvolvidas no âmbito do projecto Eco-Escolas, de carácter facultativo – ter ficado muito aquém das expectativas, decidiu-se pela atribuição de uma esferográfica a cada aluno da Escola. Interrogo-me porém se será justo, e até pedagógico, que todos os alunos da Escola recebam, por igual medida, “prémios” (pouco aliciantes, como já me responderam alguns) relativamente a actividades em que NADA fizeram ou, pelo contrário, a atribuição de prémios deveria pressupor, à partida, a realização de qualquer acção minimamente meritória? Julgo que todos sabemos a resposta a esta questão pelo que... adiante.
Volto a sublinhar que a nossa principal finalidade ao aderirmos a este projecto nunca foi recolher muitos REEE, pelo contrário. A intenção foi sempre contribuir para que se verifique uma redução na produção desses resíduos, ainda que cientes das escassas possibilidades de o conseguirmos a curto prazo. Nesse sentido, o nosso principal objectivo foi, fundamentalmente, informar a comunidade escolar – e por via desta a local – sobre o que são REEE, sensibilizando para a importância da sua reciclagem.
Então já sabes – espero eu! – quando tiveres um pequeno EEE (30 cm X 30 cm) em final de vida trá-lo para o “ponto electrão” disponível na Cantina da Escola. Se for de maiores dimensões, então só terás de solicitar, via telefone ou outra, os serviços da tua Câmara Municipal que, sem quaisquer custos para ti ou para a tua família, encarregar-se-á da recolha desse REEE. Outra solução é, quando adquirires um EEE novo (televisão, frigorífico, microondas, computador, etc.) entregares na loja os REEE daquele que já não te tem utilidade. Segundo a legislação em vigor, todas as superfícies que comercializam EEE não se podem recusar a aceitar os REEE, com a condição de se tratar de uma “troca directa”. Por exemplo, na compra de uma televisão nova podemos entregar os REEE de qualquer televisão antiga. Portanto, não há desculpas para não reciclarmos os REEE!
O importante mesmo é NUNCA, mas mesmo NUNCA, depositar os REEE juntamente com o lixo comum (inclusive as esferográficas que recebeste, quando se estragarem).

Sem comentários: