sexta-feira, 6 de maio de 2011

CONCURSO POSTER ECO-CÓDIGO 2011

Conforme é do conhecimento geral todas as Escolas aderentes ao programa Eco-Escolas possuem um Eco-Código – uma espécie de declaração de objectivos que devem ser traduzidos em acções concretas a adoptar por toda a comunidade escolar –, um dos “sete passos” da metodologia do programa Eco-Escolas.
A nossa Escola, como Eco-Escola que é (distinguida com a Bandeira Verde, galardão que atesta esse nosso estatuto) naturalmente que também possui um Eco-Código em vigor, o qual se encontra num poster Eco-Código (na foto), durante algum tempo exposto em frente à Reprografia e agora afixado no placard Eco-Escolas, sito no 5.º piso.
A existência de um Eco-Código não obriga porém à necessidade de criação de um poster Eco-Código ainda que, no ano lectivo transacto, por considerarmos que o poster Eco-Código constitui um veículo privilegiado de disseminação da mensagem subjacente ao Eco-Código em si, optámos por esta solução, um trabalho realizado no âmbito da ACND de Formação Cívica pela turma do 7.º B.
Toda esta introdução serve tão-somente para informar que a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), entidade que a nível nacional supervisiona este programa de educação ambiental, todos os anos promove um concurso nacional de posters Eco-Código, iniciativa através da qual são escolhidos os melhores trabalhos para a realização de exposições itinerantes por todo o país.
Ao Concurso Nacional Eco-Código podem concorrer todas as escolas inscritas no programa Eco-Escolas, sendo que os trabalhos apresentados a concurso são agrupados em dois escalões: Escalão 1 – Pré-Escolar e 1.º Ciclo; e Escalão 2 – 2.º e 3.º Ciclos, Secundário, Profissional ou Superior.
E porque este ano entendemos que estão reunidas as condições para participarmos no Concurso nacional poster Eco-Código, somos a informar que estamos a promover um concurso a nível de Escola tendo por objectivo apurar o poster Eco-Código que nos representará no concurso nacional.
Os trabalhos a apresentar a concurso devem respeitar os seguintes requisitos:

  • Serem realizados em cartolina 65 x 50 cm ou A2;
  • Possuírem orientação vertical;
  • Serem completamente bidimensionais (não são admitidos trabalhos com colagens de objectos que impossibilitem emoldurar o poster);
  • Conter cerca de 10 a 12 frases com características do Eco-Código (as frases são definidas pelo Conselho Eco-Escolas);
  • Composição de todos os elementos gráficos tal como se pretende que sejam publicados;
  • Identificação de todos os autores (Escola, Professor coordenador e Alunos) apenas no verso;
  • Apresentação de uma breve memória descritiva explicativa da forma como foi realizado o trabalho – máximo uma página A4.
Todos os trabalhos devem ser entregues ao coordenador Eco-Escolas (professor Renato Azevedo) até 15 de Junho. Existem diversos prémios para os melhores trabalhos sendo que, no Escalão 2 – o nosso – os prémios são os seguintes:

1.º Prémio: Máquina fotográfica digital + Forno Solar;

2.º Prémio: Máquina fotográfica digital + Forno Solar;

3.º Prémio: Disco externo USB + Forno Solar.
Contamos com o empenho e colaboração de todos os docentes na divulgação e sensibilização dos nossos alunos para esta iniciativa, uma vez que este tipo de trabalho poderá ser desenvolvido nas Áreas Curriculares de Formação Cívica, de Área de Projecto, de Educação Visual, de Educação Visual e Tecnológica ou, por exemplo, de Ciências, entre outras áreas curriculares que pretendam promover a interdisciplinaridade subjacente aos currículos do ensino básico.
Informações adicionais podem ser obtidas junto do professor Renato Azevedo.

Sem comentários: