sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

RESULTADOS DA PRIMEIRA TAREFA DA GINCANA ROCK IN RIO: RECOLHA DE EMBALAGENS

Conforme é do conhecimento geral a nossa escola está inscrita na Gincana Rock in Rio, iniciativa que engloba seis desafios / tarefas para todos os elementos da comunidade escolar. Alguma dessas tarefas continuam a decorrer, outras ainda não se iniciaram e uma há que inclusivamente está já concluída: a tarefa 1, que se desenrolou no mês de Novembro, e que consistiu na recolha de embalagens.
Apurados os resultados das (muitas) escolas participantes, verificou-se que as três escolas que entregaram a maior quantidade absoluta (kg) de resíduos de embalagem recolhidos foram a Escola Básica e Secundária de Maceira (Leiria), com 5.917 kg, a Escola Técnica Empresarial do Oeste (Leiria), com 4.740 kg e a Escola Básica e Secundária de Santa Maria (Açores), com 3.840 kg.
As três escolas que entregaram maior quantidade per capita (kg) de resíduos de embalagem recolhidos foram a Escola EB1 Maceira n.º 1 (Leiria), com uma média de 28,31 kg por pessoa; a Unidade de Reabilitação Profissional de Lagos (Faro), com 18,40 kg por pessoa; e o Agrupamento de Escolas do Ave (Porto), com 12,73 kg por pessoa.
A nossa escola não atingiu nem de perto os valores de recolha de resíduos referidos acima relativamente às escolas vencedoras mas, ainda assim, entendemos que a participação nesta tarefa foi bem conseguida já que através da mesma conseguimos sensibilizar a generalidade dos elementos da comunidade escolar para uma correta separação, reencaminhamento e reciclagem dos resíduos, ultrapassando as fronteiras da escola e chegando à comunidade, através dos alunos.
Cumpre-nos assim informar que recolhemos 40 kg de resíduos, o que se traduz num valor pontual para a Gincana de 0,14 pontos. Pode parecer pouco o valor alcançado, mas consideramos de qualquer modo este feito extremamente positivo já que este valor corresponderá – por estimativa – ao quádruplo do que é recolhido pela escola num mês comum. Ainda assim conseguimos uma classificação de “meia tabela” (292º posição) terminando ainda à frente de 280 escolas participantes, conforme poderá constatar aqui
De realçar ainda o facto de termos alcançado o terceiro melhor resultado no que às escolas da Região diz respeito, apenas suplantados pela Escola da APEL e pela Escola Básica e Secundária da Calheta.
Recordamos que a tarefa 2: venda de pulseiras por um mundo melhor continua a decorrer. Se ainda não adquiriste a (s) tua (s) pulseira (s) podes fazê-lo junto dos professores Mónica Velosa, Paula Olim ou Renato Azevedo ou dos “vendedores” devidamente acreditados por aqueles docentes que existem na escola.  

Sem comentários: