quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CAMPANHA DE RECOLHA DE LIVROS USADOS


A recolha de manuais escolares e livros diversos já usados para posterior entrega em escolas e instituições de solidariedade é o objetivo do projeto 'Livrão', iniciativa conjunta da secção regional da Madeira da Associação Nacional de Professores, que foi apresentada esta manhã, no centro comercial Dolce Vita, no Funchal. Os pontos de recolha vão estar instalados nos próximos três meses em todos os supermercados Pingo Doce da Madeira.
"Queremos dar uma vida nova aos livros usados", anunciou Luís Alves, da Associação de Professores, que revelou que não haverá uma distribuição direta de livros às famílias carenciadas mas antes às escolas e instituições de solidariedade, que poderão definir as suas prioridades a partir de uma base de dados.
O secretário regional da Educação, Jaime Freitas, esteve presente no lançamento da iniciativa e disse que esta ação "vem corresponder ao momento que vivemos na atualidade (...), de parcimónia de todos os recursos que existem" e incentivou quem já concluiu os seus estudos a ceder os seus livros para que outros possam ter acesso ao saber. O governante recordou que, a partir deste ano letivo, foram alteradas as regras de cedência de livros pela Segurança Social. A entrega de manuais fazia-se a título definitivo e agora passa a ser a título de empréstimo, "para cultivar esta filosofia que um livro pode ser utilizado e reutilizado as vezes que forem necessárias para proveito particularmente das crianças que se inserem em famílias com necessidades acrescidas".
A Associação de Professores pretende fazer iniciativas semelhantes a esta noutros pontos do país.
 

Sem comentários: