segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Horta Biológica - Prepararção do terreno


A equipa do clube ECO está dedicada à sua pequena horta biológica e por isso esta semana andou a preparar o terreno para que este seja um espaço bonito e funcional no cultivo de legumes. 

Semana após semana a equipa do clube ECO tem vindo a limpar todo o terreno com auxílio de algumas ferramentas como enxada (é uma ferramenta usada geralmente na agricultura, embora também seja usada para outras tarefas, e consta de uma parte larga e achatada, à qual se adapta um cabo para segurá-la, mais ou menos longo.), ancinho (é um instrumento utilizado na agricultura e na jardinagem constituído por um longo cabo de madeira preso a uma travessa dentada, geralmente de metal. É utilizado para colher materiais como folhas, palha e feno e também em hortas para preparar a terra para semear.) e foice (é uma antiga ferramenta agrícola, que tem a característica peculiar curvilínea. É um importante instrumento de manuseio nas atividades de agricultura, principalmente para a colheita de cereais.).

Com a ajuda da foice, a erva daninha é removida e colocada num compostor de madeira (Um recipiente tipo caixa de fruta com tampa e com as dimensões de 1mx1mx1m em cada cuba. Para facilitar o manuseamento as tábuas da frente podem ser amovíveis. Para isso basta fazer um encaixe com ranhura. Os lados também podem ser de rede.). 

Com auxílio de uma enxada, revira-se a terra a uns 15cm de profundidade. Com o ancinho, desmancham-se os torrões, retirando pedras e outros objetos, nivelando o terreno. 

Depois iniciamos a demarcação dos canteiros com auxílio de pedras. È feita também a demarcação dos caminhos, ao longo do terreno, com auxílio de estacas e cordas.



Sem comentários: