segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Influência da Lua na Agricultura

Não é apenas o sol que exerce influência sobre o nosso solo (planeta terra), existe outro astro e é a LUA. Ela recebe a luz do sol e reflete sobre a terra emitindo energia, força de gravidade, a qual atua sobre as plantas animais, água e terra.
Fases da Lua
A lua passa por quatro fases: minguante, nova, crescente e cheia. Cada fase dura sete dias.
Lua minguante
Nesta fase é pouca a influência da lua sobre a terra. É provável que esta força seja insignificante. A energia ou força contida na terra tende a descer. Por isso muitos são os que pensam no que dizem os mais velhos “nesta fase da lua as coisas que crescem da terra para fora minguam, e as coisas que crescem de fora para dentro vigora (raízes)”.

Na prática observando o comportamento das hortaliças, concluiu-se que nessa fase plantam-se raízes; rabanetes, beterraba, cenoura, inhame, batata, cebola de cabeça (bulbos) e outras. Isto porque a planta ao germinar, primeira força o enraizamento, demora mais a nascer, retarda um pouco o crescimento, porte menor, raízes mais desenvolvidas.


Lua nova
Nesta fase, ela começa a exercer influência sobre a Terra, a seiva (sangue da planta) manifesta-se em maior quantidade no caule, em direção aos ramos. Nesta fase, planta-se mais couve - comum, almeirão, cebolinha, espinafre, plantas medicinais e outras.

Bom também para o plantio de árvores cujo objetivo é produção de madeira.

LUA CRESCENTE
Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas.

Fase boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, beringela, feijão – vagem,pepino, abóbora, milho, arroz, feijão e outras,sejam frutíferas, legumes ou cereais.

Bom para se fazer enxerto, poda (para brotação rápida).


Lua Cheia
Fase em que a influência sobre a terra chega ao ponto máximo, mas só nos primeiros dias, porque depois de sofrer efeito da minguante. No início desta fase planta-se: repolho, couve-flor, alface e outras. Além das hortaliças esta fase é ótima para o plantio de flores.

É importante frisar que nesta fase a seiva se concentra na copa da planta (ramos e folhas).


Sem comentários: