quarta-feira, 9 de março de 2011

CONCURSO "SELVAGENS 40 ANOS" MARÇO

Com o objectivo de divulgar e promover o 40º aniversário da criação da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, a primeira Reserva Natural do País, o Serviço do Parque Natural da Madeira, lança um passatempo mensal através do seu site.
Este passatempo baseia-se na construção de uma frase que inclua obrigatoriamente todas as palavras publicadas no site do SPNM e que mudarão mensalmente. A ideia é recorrer ao conhecimento e à criatividade de cada um e o passatempo está aberto a toda a população.
Palavras obrigatórias para a frase deste mês: Selvagem Grande, Selvagem Pequena, Ilhéu de Fora e Vulcânicas.
Prémio deste mês: pins da Ponta de São Lourenço.
Participe!

5 comentários:

Carmo disse...

Sob gestão do Parque Natural da Madeira há mais de duas décadas, as ilhas vulcânicas da Selvagem Grande, Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora formam, conjuntamente com outros pequenos ilhéus, uma das áreas naturais protegidas mais importantes do mundo em termos de biodiversidade marinha, particularmente no que concerne à avifauna.

Ricardo disse...

Entalhadas entre a Madeira e a costa africana, as ilhas vulcânicas do sub-arquipélago das Selvagens, cujos maiores representantes são a Selvagem Grande, Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora, constituem uma das mais antigas reservas naturais de Portugal.
Ricardo Marques
8ºB

adriana 8b disse...

O sub-arquipélago das Selvagens, conhecido e disputado nem sempre pelo seu património natural e científico, é formado por grupos de pequenas ilhas vulcânicas (com destaque para a Selvagem Grande, Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora), constituindo a única reserva portuguesa que até agora recebeu o Diploma Europeu do Conselho Europa.

cláudia disse...

«A intensa predação humana verificada neste conjunto de pequenas ilhas vulcânicas, intensificada com o advento da pesca em embarcações a motor, tornou imperiosa a protecção da avifauna marinha nidificante na Selvagem Grande, Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora, daí o seu estatuto de Reserva Natural, sendo mesmo a única reserva portuguesa que até agora recebeu o Diploma Europeu de Áreas Protegidas do Conselho Europa.»

Anónimo disse...

As ilhas da Selvagem Grande, Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora constituem, juntamente com outros ilhéus de origem vulcânica, o extremo mais a sul do território nacional, importante não só pela sua biodiversidade marinha e flora únicas mas, também, pela sua posição geopolítica.

Hélder Lino, 8.º B