sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CONCURSO ECO-REPÓRTER DA ENERGIA

O desafio “Eco-repórter da Energia” visa a motivação para a realização de trabalhos de reportagem em torno do tema energia, na região em que se localiza a escola.
A proposta é a da realização de um conjunto de investigações locais em torno da eficácia e eficiência com que utilizamos a energia. Os temas poderão ser diversos: das energias renováveis, aos hábitos de consumo; dos hábitos de mobilidade às implicações em termos de alterações climáticas. Os tipos e formas de energia, as suas origens, a sua produção e consumo, ou as consequências resultantes da sua utilização, são exemplos da multiplicidade de enfoques em que pode incidir a investigação do eco-repórter da energia.
O importante é encontrar um tema-problema que possa ser investigado a nível local, através de entrevistas, inquéritos, medições, etc. O objetivo será o de dar a conhecer casos e exemplos concretos relevantes a nível local/regional.
Esta iniciativa tem como objetivos: estimular nos jovens o interesse pela investigação e compreensão dos temas energia e ambiente, motivando-os para a investigação local; desenvolver competências na área da investigação (inquérito, entrevista), e comunicação sob formato jornalístico; incentivar a produção de trabalhos jornalísticos de qualidade, em formato vídeo; promover a comunicação na comunidade local, nacional e internacional dos temas relacionados com a energia; contribuir para uma (in) formação crítica, na área da sustentabilidade energética e ambiental; contribuir para o desenvolvimento de cidadãos informados, participativos e com espírito crítico.
As peças jornalísticas produzidas, destinar-se-ão à comunicação social local, regional, nacional ou internacional (internet). Definição do Trabalho: o vídeo não deverá exceder os 3 minutos. Alerta-se para alguns cuidados na recolha de imagens (recomendando-se o uso de tripé) e som bem como na construção e montagem do vídeo, que deverá reportar uma história onde o tema energia esteja presente. Os trabalhos a apresentar a concurso deverão ser acompanhados de memória descritiva e identificação, breve texto, realizado pelo(a) professor(a), explicativo da forma como se desenvolveu o trabalho (máximo uma página A4).
A identificação deve ser clara: a identificação completa da Escola, do(a) professor(a) responsável e nome dos alunos (ou turma).
Podem apresentar trabalhos as escolas inscritas nas redes Eco-Escolas ou Jovens Repórteres para o Ambiente. Existem dois escalões: 1.º Escalão – até aos 15 anos e 2.º Escalão - dos 15 aos 21 anos.
Os originais dos trabalhos deverão ser apresentados a concurso até 30 de maio de 2013.
Mais informações disponíveis aqui.
 
 

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