quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

"VELAS POR ÓLEO" ARRANCA EM MARÇO NA NOSSA ESCOLA

Uma pequena máquina permite reutilizar o óleo alimentar usado aplicando-o na realização de velas mais sustentáveis. Com a ajuda de uma pastilha, a máquina – oferta às escolas inscritas – transforma óleo numa bonita vela decorativa de cheiro, que, quando em combustão, tem uma emissão praticamente neutra de dióxido de carbono (ao contrário do que sucede com uma vela normal, que usa parafina). Estas velas ao não utilizarem parafina na sua constituição, permitem que poupemos o ambiente pois as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera serão menores.
Um dos grandes problemas atuais deve-se ao facto de muitas pessoas, não quererem ter o trabalho de transportar as garrafas de óleo usado até aos pontos de recolha, despejando este produto no sistema de esgotos que por sua vez irá contaminar milhões de litros de água.
Outra grande vantagem deste produto é o facto de podermos reutilizar este óleo usado na confeção de alguns alimentos, evitando que as pessoas o despejem no ralo do lava-louça.
A nossa escola já está inscrita no projeto faltando-nos de momento “apenas”angariar verba para o investimento inicial. É que as pastilhas, que dão cor e cheiro perfumado, compram-se cada uma a 1,40 € +IVA (dá para 7 velas cada uma) num pacote com o mínimo de cem. Assista ao vídeo demonstrativo do processo.
 

Sem comentários: