segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MONITORIZAÇÃO DO COMPOSTOR



A reciclagem de resíduos vegetais, submetidos ao calor intenso da oxidação e ao metabolismo dos microrganismos durante alguns meses, designa-se compostagem. É possível obter um bom adubo orgânico recorrendo à reciclagem dos resíduos orgânicos produzidos pela escola na cantina e / ou zonas verdes. Esta fertilização orgânica constitui sem dúvida a mais indicada para uma horta biológica, visto ser isenta de qualquer resíduo de síntese química. Consiste no ato de adicionar ao solo um suplemento de nutrientes para repor aqueles que as plantas já gastaram numa cultura anterior ou para aumentar o seu rápido crescimento.
Como resultado do processo de compostagem obtém-se uma substância homogénea, de cor castanha, aspeto de terra e com um odor agradável a floresta, a qual se designa composto. O composto final fornece ao solo os nutrientes já em formas facilmente assimiláveis pelas plantas, para além de estimular e alimentar grande diversidade de organismos e microrganismos que, mais tarde, quer mortos ou vivos, alimentam e beneficiam de outro modo as plantas.
O processo de compostagem mais indicado para o caso de uma horta escolar, é o tipo de compostagem em pequena escala, a compostagem doméstica, que é feita em pequenos recipientes e que não exige grande quantidade de resíduos orgânicos.
O compostor funciona como um pequeno “armazém” de matéria orgânica que por estar confinada a um espaço reduzido, constitui um local ótimo de desenvolvimento de uma grande quantidade e variedade de microrganismos e outros seres vivos que ali vão desenvolver a sua atividade, contribuindo para a transformação dos diferentes materiais orgânicos numa matéria homogénea – o húmus ou composto.
Para produzires o teu próprio composto segue as seguintes instruções:
  1. Instalação do compostor – instala o compostor sobre o solo nu, debaixo de uma árvore de folha caduca, por forma a evitar temperaturas elevadas durante os meses mais quentes ou temperaturas demasiado baixas durante os meses mais frios. Este deve ainda ser, sempre que possível, instalado perto da horta, num local do pátio da escola onde não haja o perigo de atos de vandalismo.
  2. Materiais para o compostor – para que este processo decorra de forma correta e rápida é importante procederes à colocação dos materiais no compostor em várias camadas, intercalando materiais secos (folhas e ramos) com materiais húmidos (resíduos verdes).
  3. Fatores a controlar no processo de compostagem – um dos fatores a ter em conta no processo de compostagem é a temperatura. Deves efetuar medições de temperatura periodicamente, por forma a verificar se a sua variação ao longo do processo produz uma curva de temperaturas que se carateriza por uma rápida subida até valores de aproximadamente 70 º C, seguida de um decréscimo. Este controle deve ser reforçado nos meses em que a temperatura é mais baixa. Outro fator a ter em conta é a humidade. Deves regar os materiais colocados dentro do compostor sempre que verifiques que estes apresentam aspeto seco. No entanto, deves evitar a rega excessiva pois a humidade em excesso é responsável pela libertação de odores desagradáveis. Para verificar se a nossa pilha de composto tem o teor de humidade adequado pode proceder-se a um pequeno teste empírico que consiste basicamente em apertar na mão uma pequena porção de composto. Caso a água contida neste escoar, sob a forma de gotas, podemos considerar que o composto possui o teor de humidade adequado; se escoar em fio, tem uma humidade excessiva. O último fator a ter em conta no processo de compostagem é o teor de ar presente na pilha de composto. Dado que este processo decorre fundamentalmente em meio aeróbio, deves revolver periodicamente a pilha do composto com o auxílio de uma forqueta de arejamento, incorporando o ar necessário à execução do processo e evitando a existência de cheiros desagradáveis.               
  4. O composto está pronto – após 4 a 12 meses do início deste processo tens um composto razoavelmente maduro, podendo constatar-se tal situação pela observação de um conjunto de caraterísticas indicadoras de tal estado: apresentação de um aspeto homogéneo, semelhante a terra, cor castanha, cheiro a floresta. Para além das caraterísticas referidas anteriormente, podes ainda considerar que o composto está pronto a ser utilizado quando se verifica que após regares abundantemente este, passadas 48 horas a sua temperatura inicial não sofre qualquer alteração.

Sem comentários: