segunda-feira, 4 de maio de 2015

Ação de sensibilização "Conhecer a biodiversidade da Floresta da Madeira"

No dia 29 de abril, a Escola Básica 2º 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade, recebeu a visita do técnico ambiental, Paulo Moniz, do Parque Natural da Madeira. Esta visita insere-se num ciclo de ações de sensibilização destinadas às turmas do 3º ciclo da escola e previstas no plano de ação Eco-Escolas.
Assim, as turmas do 3º ciclo ficaram a conhecer um pouco mais sobre a Laurisilva da Madeira.  O técnico, Paulo Moniz, referiu que Laurissilva da Madeira é uma formação florestal que apresenta uma grande diversidade biológica, com uma elevada percentagem de espécies exclusivas da Macaronésia e da Madeira. É por excelência, a floresta natural original da ilha da Madeira, constituída predominantemente por árvores e arbustos de folhagem persistente, com folhas verde-escuras e planas.
Tem uma origem que remonta ao período Miocénio e Pliocénio da época Terciária, há cerca de 20 milhões de anos. Nessa altura, cobria vastas áreas no sul da Europa e da Bacia do Mediterrâneo que foram regredindo ao longo dos tempos acabando por desaparecer, mais especificamente no início do Quaternário, devido às glaciações na Europa que provocou um gradual arrefecimento e devido a uma alteração climática no norte de África que tornou esta região mais árida.

É considerada uma relíquia do terciário albergando seres vivos que existem desde esse Período e outros que evoluíram desde então até aos nossos dias e o seu nome, Laurissilva, resulta da conjugação de dois termos do latim laurus e silva que significam, respetivamente, loureiro e floresta. Trata-se de uma mancha florestal em que as árvores mais dominantes pertencem à família das lauráceas.

Sem comentários: