sexta-feira, 4 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE ASSINALADO COM PASSEIO DE BARCO ÀS DESERTAS

Inserido nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, a nossa escola promoverá, no próximo dia 05 de Junho, um passeio à reserva natural das Ilhas Desertas, a bordo do veleiro “Ventura do Mar”. Esta iniciativa decorrerá das 09h00 às 19h30 e envolverá cerca de duas dezenas de docentes que terão assim a oportunidade de passarem um dia diferente naquele que é considerado um dos maiores santuários de biodiversidade do Mundo. Recorde-se que o sub-arquipélago das Desertas recebeu a classificação de Reserva de Protecção Especial no início da década de 90, ascendendo ao estatuto de Reserva Natural poucos anos depois. As Desertas integram ainda a “Rede Natura 2000”, criada por implementação de duas directivas comunitárias da União Europeia.
Este estatuto especial de conservação das Desertas deve-se ao facto de ali se encontrarem algumas espécies, desde aves marinhas a cetáceos, entre outras, endémicas (exclusivas) da Região ou indígenas que integram o “livro vermelho das espécies” – lista de espécies cuja conservação é considerada prioritária –, como a freira do Bugio, a alma-negra ou o painho-da-madeira, a tarântula das desertas e, talvez a mais popular de todas, o lobo-marinho.
De referir que esta iniciativa está a ser organizada pela Coordenação das Actividades de Enriquecimento Curricular (CAEC) deste estabelecimento, tendo por objectivo sensibilizar, naquele que foi decretado pela Assembleia Geral da ONU o Ano Internacional da Biodiversidade, a população docente para esta temática,
inserindo-se também, como não poderia deixar de ser, no projecto Eco-Escolas deste estabelecimento de ensino.

Sem comentários: