sexta-feira, 11 de junho de 2010

PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO “GERAÇÃO DEPOSITRÃO” – ARTE EM REEE

Numa iniciativa promovida pelos docentes de Educação Visual e Tecnológica, e pelo docente Carlos Magalhães em particular, a nossa escola far-se-á representar no concurso Geração Depositrão, designadamente na categoria arte criativa com REEE. O objectivo principal desta iniciativa é sensibilizar alunos e demais elementos da comunidade escolar para a importância da reciclagem / reutilização de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) que, na maioria das vezes, são por nós depositados juntamente com o lixo comum. A valorização destes resíduos é possível mediante reciclagem, pelo que a sua separação deve ser diferenciada dos demais resíduos, devendo a população, para efeitos de recolha, contactar a linha de ambiente da respectiva câmara municipal.
A nossa escola apresenta-se ao referido concurso com um trabalho que consiste de um candeeiro construído com REEE, projecto no qual foram empregues oitenta CDs inutilizados, cabo de extensão eléctrica, um disco de vinil, quatro varetas de guarda-sol de esplanada, rolhas de cortiça, casquilho e cabo com interruptor para ligar à tomada.
Foram pedidos aos alunos das várias turmas de 2.º Ciclo que trouxessem todos os CDs e discos de vinil de que dispunham e que já estavam inutilizados. Procedeu-se depois à instalação do casquilho e do interruptor, passando pelo centro do disco de vinil por forma a que, quando fosse colocada a lâmpada, esta ficasse virada para cima. Todos os CDs foram pacientemente cortados a meio, originando deste modo duas meias luas. Assentando numa base feita com o disco de vinil, foram colocadas as varetas do guarda-sol de esplanada, criando-se assim uma estrutura com quatro pilares de 45 cm de altura e que definem um paralelepípedo com cerca de 12 cm em cada um dos lados da base.
As lâminas dos CDs, depois de previamente furadas, foram-se sobrepondo e separadas entre si por pequenos cilindros com 8 mm de altura, feitos a partir do corte do cabo de extensão eléctrica ao qual foram retirados os fios de cobre. Depois de colocados todos os CDs, utilizaram-se as rolhas de cortiça nas extremidade das varetas para pressionar as lâminas, constituindo assim os pés do candeeiro. O resultado é o que se pode ver nas fotos. Um candeeiro a relembrar um edifício moderno espelhado.
Ao professor Carlos Magalhães, e a todos os seus alunos que contribuíram para a concretização deste trabalho, deixamos aqui os nossos sinceros agradecimentos e votos de parabéns pela qualidade do produto final obtido.


Sem comentários: