quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CONCURSO ESCOLA ELECTRÃO – LIGA-TE À CORRENTE!

A nossa Escola apresentar-se-á este ano ao concurso de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) Escola Electrão, uma iniciativa promovida a nível nacional pela Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3E) tendo por objectivos fundamentais sensibilizar a comunidade escolar para a reciclagem e valorização dos REEE, bem como promover a consciencialização para a adopção de novas atitudes perante este tipo específico de resíduos.
Porque sabemos subsistirem algumas dúvidas relativamente ao conceito e REEE cumpre-nos primeiramente esclarecer o que são afinal estes resíduos. Assim, pode-se entender por REEE quaisquer equipamentos cujo funcionamento depende de correntes eléctricas ou campos electromagnéticos, ou seja, electrodomésticos, equipamentos de tecnologias da informação e de telecomunicações (computadores, pen drives, disquetes, CDs, telefones, etc.), equipamentos de iluminação (candeeiros, gambiarras, etc.), ferramentas eléctricas e electrónicas, brinquedos com componentes eléctricas, sistemas de equipamentos, instrumentos de monitorização e controlo (balanças, medidores de tensão arterial, etc.), etc.
A acção Escola Electrão integra uma componente didáctica e informativa, complementada com uma vertente mais dinâmica e interventiva, onde se pretende criar hábitos de encaminhamento deste tipo de resíduos através de uma acção de recolha de REEE nas Escolas aderentes, com atribuição de prémios em função do peso dos equipamentos acumulados.
No âmbito de cada um dos Grupos de escolas existem três categorias de prémios: grandes prémios absolutos (peso de REEE reunidos em cada escola em termos absolutos), grandes prémios per capita (média do peso dos REEE reunidos em cada escola, por aluno) e prémios incentivo (peso de REEE reunidos em cada escola em termos absolutos), apesar de, na nossa opinião, isso ser o que menos importa nesta iniciativa. Verdadeiramente importante é que os nossos alunos – e não só – percebam que os REEE podem e devem ser reciclados e saibam quais os procedimentos a adoptar quando têm necessidade de se "livrar" destes equipamentos em final de vida.

Grandes Prémios Absolutos: 
  • 1.º Classificado: Magic Board, computador, máquina fotográfica, sistema Hi-Fi, televisor LCD 32'', leitor multimédia, microondas e pack de lâmpadas I;
  • 2.º Classificado: Projector, computador, máquina fotográfica, sistema Hi-Fi, televisor LCD 32'', leitor multimédia, microondas e pack de lâmpadas I;
  • 3.ºclassificado: Projector, computador, máquina fotográfica, televisor LCD 32'', leitor multimédia, microondas e pack de lâmpadas I.

Grandes Prémios per capita:

  • 1.º Classificado: Projector, computador, leitor multimédia, sistema Hi-Fi, televisor LCD 32'' e pack de lâmpadas II;
  • 2.º Classificado: Projector, computador, leitor multimédia, sistema Hi-Fi e pack de lâmpadas II;
  • 3.º Classificado: Projector, computador, leitor multimédia e pack de Lâmpadas II.
Prémios de Incentivo:

- Projector, sistema Hi-Fi, leitor multimédia e máquina fotográfica.

Não sabendo ainda quando decorrerá o período de recolha na nossa Escola (com duração de três semanas) – apenas sabemos que será entre Janeiro e Maio de 2011 – vimos apelar aos alunos e demais elementos da comunidade escolar que possuam em casa pequenos EEE em final de vida que os entreguem aos respectivos professores de Ciências (alunos) ou ao docente coordenador do programa Eco-Escolas. Liga-te à corrente, colabora!

Sem comentários: