quarta-feira, 10 de novembro de 2010

EXPOSIÇÃO “FREIRA DA MADEIRA, UMA AVE EM RECUPERAÇÃO?”

Está patente na nossa Escola, desde a passada segunda-feira e até ao próximo dia 11 de Novembro (quinta-feira), uma exposição itinerante gentilmente cedida pelos Serviços do Parque Natural da Madeira subordinada a uma das espécies de avifauna marinha mais ameaçada da Europa, quiçá de todo o Mundo: a Freira da Madeira (Pterodroma madeira) – mais ainda depois dos incêndios que fustigaram a ilha este verão.
A Freira da Madeira é uma ave marinha endémica da Madeira. Esta ave nidifica apenas na ilha da Madeira, construindo os seus ninhos em zonas extremamente escarpadas na parte oriental do maciço montanhoso central, acima dos 1600 m de altitude. A sua população actual está estimada em cerca de 80 casais reprodutores. Esta ave está classificada como extremamente ameaçada, sendo que até início dos ano 70 a espécie chegou mesmo a ser dada como extinta.
Após a observação de vários ovos e juvenis com indícios de predação, em 1987 teve início um programa de conservação da espécie ao nível do controlo dos ratos e gatos, principais predadores da espécie. Actualmente, o Parque Natural da Madeira lidera um projecto de conservação, co-financiado pelo programa LIFE Natureza, que visa a conservação desta espécie através da recuperação do seu habitat de nidificação, condição crucial para assegurar o seu ciclo de vida. A partir do mês de Abril, a Freira inicia visitas às suas áreas de nidificação, situadas nas zonas mais montanhosas da ilha, com o objectivo de começar mais uma época de reprodução. E é aqui que poderá residir o principal problema na conservação desta espécie já que, se os ninhos destruídos pelos incêndios do último Verão não forem recuperados até à próxima época de reprodução, a ave poderá optar por se dirigir para outros locais onde as suas possibilidades de sobrevivência são muito diminutas.
Nesse sentido, a Birdlife International, uma rede internacional de ambiente que tem como objectivo a conservação das aves e dos seus habitats – representada em Portugal pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) –, deu início a uma campanha internacional de angariação de fundos destinados à aplicação no plano de recuperação do habitat de nidificação da Freira da Madeira, coordenado e gerido pelos serviços do Parque Natural da Madeira. A recuperação destes habitats reveste-se de extrema importância não só no que concerne à conservação da Freira da Madeira como, também, assume papel crucial para a retenção daqueles solos e, consequentemente, para a segurança e bem-estar das populações localizadas a cotas mais baixas. Pode obter mais informações relativamente a esta campanha aqui.
No dia 29 de Novembro, entre as 12h45 e as 13h45, decorrerá na sala de sessões na nossa Escola uma palestra sobre este tema.

Sem comentários: