terça-feira, 25 de outubro de 2011

«GERAÇÃO DEPOSITRÃO 2012» COM ATIVIDADES EM DIVERSAS ÁREAS DE INTERESSE

A nossa escola está já inscrita no projeto Geração Depositrão 2012. O projeto Geração Depositrão surge de uma parceria entre a ERP Portugal e a ABAE e visa desafiar as Eco-Escolas a agir como centros de informação e recolha de REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores).
Esta iniciativa tem como principais objetivos (in) formar acerca das caraterísticas específicas dos REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores) e principais conceitos associados a à sua reciclagem; sensibilizar a escola e a comunidade para a importância da entrega dos REEE e RP&A para reciclagem; incentivar o depósito de REEE e RP&A através do Depositrão (à exceção das escolas da RA da Madeira *), bem como a realização de trabalhos pelas escolas e contribuir para a implementação do Programa Eco-Escolas através do equipamento das escolas e do incentivo a atitudes pró-ativas na gestão e triagem de resíduos.
Porque as escolas da R.A. da Madeira não se podem inscrever na modalidade de atividade de recolha (devido a obstáculos inultrapassáveis para recolha / contagem dos REEE e de RP&A pela ERP Portugal nesta Região), estamos “apenas” inscritos na modalidade atividades criativas, que consistem das seguintes atividades:
  • “Ser Geração Depositrão é...”;
As escolas deverão completar esta frase, associando-a a um desenho alusivo ao tema (suporte folha A4). Cada escola deverá concorrer apenas com um exemplar.
Data envio: até 16 de Dezembro de 2011.

  •  Construção do Depositrão;
A criatividade das escolas deverá ser motivada tendo como base o Depositrão – recetáculo para a recolha de REEEE e pilhas usadas. Deste modo, e independentemente da existência deste contentor nas escolas, é colocado o desafio da construção de um outro, com base nos seguintes critérios:Reutilização de materiais;
o Dimensões;
o Permitir a recolha de REEE de pequenas dimensões e pilhas usadas.
Data envio: até 23 de Março de 2011;

  • Mascote Equipa dos REEE.
Com base na banda desenhada da Equipa dos REEE, é proposto às escolas a construção de uma mascote desta história ou criação de uma nova personagem, que representará a “pilha velhinha”.
Reutilização de materiais.
Dimensões máximas: 1,5 m (altura) x 1 m (largura).
Data envio: até 15 de Junho de 2012.
Existirão prémios para as três melhores escolas e alunos participantes em cada escalão (as escolas concorrem agrupadas por grau de ensino) em cada uma das atividades.
Todos os alunos, professores e demais elementos da nossa comunidade escolar poderão (e deverão) participar nesta iniciativa, devendo para tal contactar o coordenador do programa Eco-Escolas da nossa escola. Informações mais pormenorizadas podem ser obtidas aqui.

Sem comentários: