sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ARRANCOU MAIS UMA EDIÇÃO DA ESCOLA ELECTRÃO

A nossa escola participará este ano, pela segunda vez consecutiva, no concurso de recolha de REEE e RPA promovido pela Amb3E, o concurso Escola Electrão.
À semelhança do ano passado teremos dois pontos electrão – contentores de recolha de REEE – na nossa escola: um à entrada da sala 5.05 (laboratório de Ciências), o qual poderá já ser utilizado pelos alunos, que poderão desta forma começar já a trazer os REEE lá de casa para entregarem aos respetivos professores de Ciências, que os depositarão naquele local, e outro que tal qual o ano passado será colocado à entrada do Refeitório.
Contamos assim com a melhor colaboração de todos na concretização desta iniciativa, reiterando que mais do que recolher grandes quantidades de REEE, o importante é informar e sensibilizar a comunidade escolar para o facto de que nem um REEE deve ser depositado no lixo comum, quer pelos perigos inerentes ao eventual contacto dos constituintes de alguns destes equipamentos com o meio ambiente, quer pelo valor associado a estes resíduos enquanto matéria prima passível de valorização mediante reciclagem. Não podemos parar de alertar para a importância do depósito dos REEE nos locais adequados, para que estes resíduos possam ser corretamente encaminhados para tratamento, valorização e reciclagem. Gestos que têm de ser adotados por todos e que o projeto Escola Electrão ajuda a enraizar de forma pedagógica e interventiva. Então já sabes: se tiveres um pequeno EEE, com dimensões máximas de 30 cm X 30 cm, em final de vida trá-lo para os pontos electrão disponíveis na escola. O ano passado a nossa participação nesta iniciativa traduziu-se na recolha de 80 kg de REEE. Este ano, porque os valores angariados (em kg) por cada escola reverterão em pontos para a nossa participação na Gincana Rock in Rio (tarefa 5) estabelecemos como meta os 100 kg
O prazo oficial de recolha destes resíduos, no que à nossa escola diz respeito, decorrerá de 1 de Março a 22 de Março. Mostra que o teu grupo é o melhor a reciclar! Toca a reunir!
Para mais informações e / ou esclarecimentos adicionais é favor contactar o coordenador do programa Eco-Escolas, professor Renato Azevedo, ou a página oficial do projeto, aqui.    

PS: Se ainda não tens um exemplar do boletim "The Recyclers", bem como o livro de passatempos "Toca a jogar" pede já ao teu professor de Ciências!

Sem comentários: