domingo, 30 de junho de 2013

HASTEAR DA BANDEIRA VERDE NA EB 23 CÓNEGO JOÃO J.G. ANDRADE


Terminou na sexta-feira a semana Eco-Escolas, promovida pela EB 23 Cónego João J.G. Andrade, este ano letivo. A abrir esta semana dedicada à Ecologia, decorreu na segunda-feira, na parte da manhã, a conferência “Alterações climáticas na RAM”, ministrada por Hélder Spínola, docente e investigador do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira.
Nesse mesmo dia, mas no turno da tarde, teve lugar outra atividade, desta vez centrada no tema “Floresta e boas práticas”, uma ação de sensibilização para os cuidados a ter com e na floresta, ministrada por Sónia Carvalho, técnica superior da Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza.
Na terça-feira o programa incluiu uma saída de campo à Fajã dos Padres, onde um grupo de vinte alunos e três professores tiveram oportunidade de visitar as diversas culturas ali existentes, fruto das peculiares condições climatéricas que caraterizam aquela parcela de terreno da freguesia. A particularidade de toda a produção ali realizada ser de origem biológica, constituiu o principal motivo que levou alunos e professores da EB 23 do Campanário àquele espaço, na medida em que a principal finalidade desta ação foi a colaboração ao combate biológico ao gorgulho da bananeira, designadamente na recolha dos insetos encontrados nas armadilhas previamente dispostas nos bananais ali cultivados. Enquanto alguns alunos recolhiam a praga das bananeiras, outros colaboravam de igual modo na limpeza de alguns detritos orgânicos – nomeadamente madeiras e ramagens – transportados pela ondulação marítima até à praia daquela fajã durante o inverno.
Quarta-feira, dada a realização dos exames nacionais de Matemática de 2.º e 3.º ciclos, foi dia de “pausa ecológica”, visto que a realização daquelas provas envolveu a quase totalidade dos professores da escola. Já na quinta-feira, as atividades da semana Eco-Escolas foram retomadas com a ação de sensibilização subordinada ao tema “Os Recursos Hídricos da RAM”, cujo preletor convidado foi Paulo Jervis, da Investimentos e Gestão da Água, SA. Seguiu-se depois a realização de análises a alguns parâmetros físico-químicos e bacteriológicos da água da escola, recolhida in situ, atividade que contou com a colaboração do Laboratório Regional de Controlo da Qualidade da Água (LQA), através de Cristiano Sousa, técnico daquele laboratório.
Na sexta-feira, último dia da semana Eco-Escolas, realizou-se pela manhã uma Gincana Eco-Jogos, dando-se depois o encerramento desta semana dedicada à Ecologia com o hastear da Bandeira Verde, galardão que premeia as escolas que se distinguem pelas boas práticas ambientais desenvolvidas. No cerimonial do hastear da Bandeira Verde estiveram presentes o Diretor Regional do Ambiente, o vereador da Câmara Municipal da Ribeira Brava com o pelouro do Ambiente e o Presidente da Associação de Encarregados de Educação das escolas do Campanário, para além das centenas de alunos, professores e encarregados de educação que marcaram presença nesta cerimónia simbólica mas com muito significado, nomeadamente a responsabilidade acrescida de no ano seguinte se fazer mais e melhor.
A opção pela realização da cerimónia de hastear da Bandeira Verde no último dia de aulas deveu-se tão-somente ao facto de se considerar esta cerimónia uma oportunidade para a descontração e convívio no último dia do ano letivo, fechando com “chave de ouro” a semana Eco-Escolas, naquele que foi para todos os elementos da comunidade desta escola mais um dia de trabalho como tantos outros, visto que a escola optou este ano pela não realização de festividades de encerramento do ano letivo que implicassem dispensa da atividade letiva dos alunos.
 

Sem comentários: