quinta-feira, 20 de junho de 2013

O NOSSO PÓSTER ECO-CÓDIGO 2012/2013

O Eco-Código – um dos sete passos da conhecida metodologia do programa Eco-Escolas – constitui uma espécie de declaração de objetivos, um conjunto de "mandamentos" que deverão ser traduzidos em ações concretas a adotar por toda a comunidade escolar. Esta "declaração de objetivos" deve abarcar as temáticas da água, resíduos, energia, biodiversidade e alterações climáticas, entre outras como a floresta, transportes, mar ou agricultura biológica.
A existência de um Eco-Código, obrigatório para todas as escolas que participam no programa Eco-Escolas, não obriga porém à elaboração de um póster / cartaz Eco-Código, esse sim de caráter facultativo. No entanto, a maior parte das escolas inscritas no programa optam por esta estratégia de divulgação do seu Eco-Código, já que a associação de imagens permite uma melhor difusão da mensagem subjacente ao Eco-Código.
O nosso póster Eco-Código 2012/2013, elaborado pelos alunos do Clube Eco da nossa escola, tem por título “Alma Mater”, pretendendo desta forma constituir uma homenagem à “mãe Terra”, que trata e cuida dos que nela vivem mas que, infelizmente, não tem recebido o mesmo tratamento de reciprocidade por parte da nossa espécie. Pretendemos desta forma, conjuntamente com os dez lemas que constituem o nosso Eco-Código, alertar / sensibilizar para as “feridas” do nosso planeta, transmitindo ao mesmo tempo uma mensagem de esperança de que, todos juntos, podemos ainda salvar a “mãe Terra”.
Relembramos então os “dez mandamentos” do nosso Eco-Código:
  • Se a bandeira verde a nossa escola quer ostentar, o Eco-Código temos todos de acatar!
  • Para energia poupar vamos sempre que possível a luz natural usar!
  • Poupar água no nosso dia-a-dia pode parecer hoje insignificante mas certamente fará a diferença num futuro não distante!
  • Se mais árvores queremos preservar, a frente e o verso do papel vamos utilizar e assim menos gastar!
  • Da floresta temos de cuidar, como da casa onde habitamos, porque as plantas é que nos fornecem o ar que respiramos.
  • Para na escola o lixo podermos separar ecopontos construímos, mas tal só será possível se todos nós contribuirmos!
  • Eis uma situação que me gera enorme interrogação: Porquê deixar as luzes ligadas se as salas estão desocupadas?
  • O clima está a mudar devido ao aumento da poluição; mas todos juntos podemos inverter este cenário mostrando a nossa reação!
  • Todos os seres vivos fazem parte da Natureza, por isso respeita-os e preserva-os porque biodiversidade nada tem a ver com beleza!
  • Devido ao efeito de estufa o planeta está aquecer. Colabora, não poluas para que as futuras gerações aqui também possam viver!


Sem comentários: