terça-feira, 25 de junho de 2013

SAÍDA DE CAMPO À FAJÃ DOS PADRES

Vinte alunos e três professores participaram hoje numa saída de campo, realizada no âmbito da semana Eco-Escolas, evocada por aquele estabelecimento de ensino entre 24 e 28 de junho à Fajã dos Padres, uma fajã detrítica que se situa na base do segundo cabo mais alto do mundo: o Cabo Girão.
Esta atividade, que decorreu no turno da manhã, teve início com a “viagem de batismo” da maioria dos participantes no moderno elevador de vidro, um percurso com cerca de 350 metros de altura e duração aproximada de quatro minutos, durante o qual puderam desfrutar das incríveis vistas sobre o mar e sobre as montanhas a montante.
Chegados a este autêntico paraíso situado na freguesia do Campanário, alunos e professores tiveram oportunidade de visitar as diversas culturas ali existentes, fruto das peculiares condições climatéricas que caraterizam aquela parcela de terreno da freguesia, designadamente de papaia, mango, abacate, banana, vinho e outras frutas exóticas como a goiaba e o maracujá. De referir que desde há uns anos a esta parte toda a produção ali realizada é de origem biológica, uma das razões que levou alunos e professores da EB 23 do Campanário àquele espaço, na medida em que um dos objetivos desta iniciativa consistiu na colaboração ao combate biológico ao gorgulho da bananeira, designadamente na recolha dos insetos encontrados nas armadilhas previamente dispostas nos bananais ali cultivados. Alguns alunos colaboraram de igual modo na limpeza de alguns detritos orgânicos (madeiras e ramagens) transportados pela ondulação marítima durante o inverno. E porque não só de trabalho vive o homem, alunos e professores concluíram esta atividade desfrutando, ainda que por breves momentos, das excelentes condições ali existentes para fazer praia, nomeadamente de uma água extremamente límpida e de temperatura amena.

 

Sem comentários: