terça-feira, 22 de junho de 2010

O NOSSO ECO-CÓDIGO 2010

Como concerteza bem se recordam, lançámos há umas semanas atrás, aqui no nosso blogue, um passatempo, tendo por objectivo a criação do nosso Eco-Código – um dos sete passos da metodóloga do programa Eco-Escolas – para este ano de 2010.
O Eco-Código é, lembramos, uma espécie de declaração de objectivos, um conjunto de "mandamentos" que deverão ser traduzidos em acções concretas a adoptar por toda a comunidade escolar. Esta "declaração de objectivos" deve abarcar as temáticas da água, resíduos, energia, biodiversidade e alterações climáticas, entre outras como a floresta, transportes, ruído ou agricultura biológica.
E a verdade é que se toda a gente teve oportunidade de colaborar na criação do nosso Eco-Código, certo é que poucos o fizeram. Assim, dos onze "mandamentos" sugeridos, escolhemos dez, aqueles que constituirão o nosso Eco-Código até à entrada em vigor do do próximo ano.
O Eco-Código será agora exposto a toda a comunidade escolar, integrado num cartaz - por sinal muito trabalhoso (pintura a guache) -
elaborado pelos alunos do 7.º B, na ACND de Formação Cívica.
Relativamente ao concurso O nosso Eco-Código, de referir que o vencedor foi o aluno Hélder Vieira, do 7.º B, aluno que mais e melhor contribuiu, com as suas sugestões, para a obtenção do produto final.
Eis então o nosso Eco-Código 2010:

  • Há algo que me faz muita confusão, daí esta minha interrogação: porquê deixar as luzes ligadas quando as salas estão desocupadas?!
  • Para energia poupar vamos sempre que for possível a luz natural usar!
  • Se mais árvores queremos preservar, a frente e o verso do papel vamos utilizar e assim menos papel gastar!
  • Construímos um compostor para os lixos orgânicos tratar, mas tal só irá funcionar se cada um de nós colaborar e os lixos souber separar.
  • Respeita os animais e as plantas, mesmo aqueles de menor beleza, já que todos os seres vivos têm o direito de desfrutar da Natureza!
  • Poupar água no nosso dia-a-dia pode parecer hoje insignificante mas esses gestos podem fazer a diferença num futuro não muito distante!
  • Da floresta temos de cuidar, como da casa onde habitamos, porque as plantas é que nos fornecem o ar que todos respiramos.
  • Nesta casa que é de todos o clima está a mudar bruscamente, evita todo o tipo de poluição, não contribuas para um planeta doente!
  • Devido ao efeito de estufa, o planeta está a aquecer. Colabora, não poluas, se queres continuar a viver!
  • Se na nossa escola a bandeira verde queremos ostentar, o Eco-Código temos todos de acatar!

1 comentário:

adriana7b disse...

muito interessante finalmente poderemos ter a bandeira eco-escolas na nossa escola.