segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Horta Biológica - Morangos



O que é um morango?
 

"Morango (Fragaria) é considerado, na linguagem vulgar, como o fruto vermelho do morangueiro, da família das rosáceas. No entanto, em termos científicos não se pode considerar um fruto já que é constituído pelo receptáculo da flor original (composta), em volta do qual se dispõem os frutos (as sementes são visíveis sob a forma de grainhas).

Como plantar morangos 
A plantação de morangos é simples e fácil. Pode plantá-los diretamente na terra, num vaso, floreira ou até na base de uma garrafa ou garrafão de plástico. Os morangos podem ser plantados em qualquer tipo de solo, desde o mais leve ao mais arenoso; mas no geral os morangos preferem solos húmidos com bastante adrenagem.

Cultivar morangos através das sementes do fruto não é tarefa fácil, mas cultivar morangos quando estes já estão em planta até obter o fruto pode ser muito fácil. A equipa do Clube ECO fez a plantação dos morangos a partir das sementes, diretamente na terra, realizando os seguintes passos: 

Numa primeira etapa:
  1. A equipa comprou um saco com sementes de morangos; 
  2. O local para a plantação dos morangos foi escolhido para que tivesse muita luz e uma terra húmida. A terra foi preparada e as sementes foram colocadas diretamente na terra. A equipa colocou as sementes usando o dedo e fazendo pressão de +- 6 mm na terra, deixando um espaço de 152 mm entre elas. Os alunos colocaram 3 sementes em cada buraco. As sementes são tão pequenas que não foi fácil transferir as sementes do pacote para a terra. Depois de terem colocado todas as sementes na terra, os alunos cobriram as sementes colocando um pouco de terra sobre cada buraco.  
  3. Depois, foi esperar que as sementes crescessem. A equipa manteve o solo húmido, mas não encharcado. Todos foram responsáveis por verificar o solo diariamente para se certificar de que ele não estivesse seco. 

 

Numa segunda etapa:  
  1. Quando já não existia espaço entre cada planta a equipa procedeu à transplantação dos morangos, para um terreno maior. 
  2. Gentilmente foram retiradas todas as plantas de morangos do pequeno canteiro. Cuidadosamente foi agitado o excesso de terra, enquanto cada aluno separava as delicadas raízes com os dedos.  
  3. As raízes das plantas foram deixadas de molho +- 20m de forma a absorverem água suficiente para se manterem hidratadas. 
  4. As plantas foram retiradas da água e plantadas, cada uma, num montinho do solo. As raízes foram colocadas para que estas possam se estender para as laterais dos montes.
  5. A equipa regou as plantas. Será sempre utilizado um borrifador para não desgastar o solo. As plantas serão mantidas longe do solo para evitar o apodrecimento. Será utilizado um intrincado de palha, pequenas pedras ou plástico com furinhos para evitar que o fruto esteja em contacto com o solo e para permitir a rega.
 
 Programa Eco-Escolas
José Carreira
Mónica Velosa
Elisabete Andrade

Sem comentários: