quinta-feira, 20 de maio de 2010

ALUNOS DO SÉTIMO ANO VISITARAM JARDIM TROPICAL MONTE PALACE

Numa iniciativa do grupo disciplinar de História, os alunos das turmas B e D do 7.º ano da nossa escola realizaram esta quarta-feira uma visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace, sito à freguesia do Monte, no Funchal.
Durante esta iniciativa transdisciplinar os nossos alunos – cerca de quarenta – puderam apreciar as singulares colecções de arte disponibilizadas pela Fundação Berardo, Instituição Particular de Solidariedade Social criada pelo Comendador José Berardo, destacando-se, entre o vasto espólio disponível ao público, os famosos painéis sobre a história de Portugal, o painel de 166 quadros intitulado “A Aventura dos Portugueses no Japão” ou, por exemplo, aquele que foi considerado pelo “Guiness Book” o vaso de cerâmica mais alto do mundo. Mas porque um dos principais lemas da Fundação Berardo diz respeito à defesa e protecção do meio ambiente, também ele encarado por esta instituição como uma forma de arte, a fauna e a flora ocupam de igual modo lugar de destaque neste magnífico anfiteatro natural sobranceiro à cidade do Funchal, tal como in loco pudemos constar.
Assim, entre os cerca de 70.000 m2 que constituem o Jardim Tropical Monte Palace contam-se centenas de plantas exóticas oriundas de vários Continentes – com particular destaque para as enormes sequóias – e outras características da Laurissilva, floresta classificada pela UNESCO em 2000 Património Natural Mundial. Loureiros, tis, vinháticos, barbusanos, faias, cedros-da-Madeira, foram, entre outros, alguns dos espécimes da flora autóctone e indígena que alunos e professores tiveram o privilégio de contemplar.
No que concerne à fauna, ainda que a presença de cisnes, tartarugas ou patos não tenha passado indiferente a alunos e professores, as “estrelas” foram mesmo os famosos peixes Koi, animais deslumbrantes que nos proporcionaram um magnífico espectáculo de brilho e cor nas lagoas naturais ali existentes.

Sem comentários: