sexta-feira, 14 de maio de 2010

«CAMPANÁRIO MCQUEEN» E «CAMPANÁRIO WATER HEATERS» NO CONCURSO ESCOLAR ENERGIA SUSTENTÁVEL

É já na próxima quarta-feira, dia 19 de Maio, que se realiza o concurso escolar “Energia Sustentável 2009/2010", uma iniciativa promovida pela AREAM (Agência Regional da Energia e Ambiente da RAM), em parceria com a Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direcção Regional de Educação (DRE).
Este concurso tem por principal objectivo abordar, de forma lúdica e didáctica, as tecnologias utilizadas na conversão das fontes de energia renováveis em energia térmica e eléctrica, e as soluções para melhorar a eficiência na utilização da energia. Pretende-se assim que a construção de modelos didácticos, recorrendo à utilização de materiais e tecnologias conhecidas e de fácil acesso, permita aos alunos realizar experiências simples e estimular o interesse pelas energias renováveis e pela eficiência energética. De igual modo, poderão ser mais facilmente apreendidos conceitos dos domínios da matemática, física, educação ambiental, educação tecnológica, entre outros.
Não obstante inicialmente termos inscrito três projectos a concurso, ao que parece a nossa escola estará representada somente por duas equipas, já que o projecto Campanário Renewable Energy Park, que consistia na construção de uma maqueta de um parque de energias renováveis encontra-se extremamente atrasado e, salvo qualquer milagre de última hora, a não apresentação deste projecto a concurso é já um dado adquirido. Mais adiantados – em fase de testes – encontram-se os projectos Campanário McQueen e Campanário Water Heaters, trabalhos que consistem, respectivamente, da construção de um carrinho solar fotovoltaico e de uma maqueta de colector solar para aquecimento de água. De referir que estes trabalhos foram elaborados por dois grupos de alunos do 7.º A, no âmbito da ACND de Área de Projecto.
A competição decorrerá na Praça da Inovação do Madeira Tecnopólo, conforme cartaz e programa que a seguir divulgamos.

Sem comentários: