sábado, 22 de maio de 2010

É HOJE: DIA MUNDIAL DA BIODIVERSIDADE!

Celebra-se hoje, como é do conhecimento geral, o Dia Mundial da Biodiversidade. Conscientes da importância e, mais do que isso, da necessidade de travar a perda acelerada de biodiversidade tal qual se vem assistindo nos últimos anos, a Assembleia-geral da ONU decretou 2010 como o "Ano Internacional da Diversidade Biológica".
Este tem sido portanto um ano em que o termo biodiversidade (diversidade biológica) tem andado nas "bocas do mundo" e ainda bem que assim tem sido. Interessa porém ter-se uma ideia mais concreta do que é a biodiversidade, termo que começou a ser utilizado nos anos 80. Muitas definições existem para este conceito. Sensu lato, a biodiversidade ou diversidade da vida consiste na variação da vida a todos os níveis de organização biológica, desde genes, indivíduos, subespécies, espécies, comunidades biológicas e ecossistemas.
Muitos perguntar-se-ão: mas porque é importante a biodiversidade? Que mal vem ao mundo se desaparecer esta ou aquela espécie, muitas das quais até nos são (aparentemente) prejudiciais? A resposta é simples: porque cada espécie, cada organismo faz parte de um todo e é graças a esse todo – a biodiversidade – que a nossa espécie consegue sobreviver neste planeta há já quase 2 milhões de anos.
Desde os seus primórdios o Homem aprendeu a explorar os recursos biológicos tendo em vista a sua subsistência, designadamente na obtenção de alimento, abrigo e calor, materiais industriais, medicamentos, etc. Hoje, como resultado da economia global, 90% da alimentação da população mundial procede de apenas 15 espécies. Destas, o trigo, o milho e o arroz fornecem cerca de 2/3 do total. Imaginemos então o que seria da população mundial se uma qualquer doença dizimasse a uma escala global a produção destes cereais.
Mas a importância da biodiversidade não se cinge aos recursos biológicos por si só. Não menos importante é o papel da biodiversidade nos chamados serviços ecológicos, assegurando o controlo da erosão e retenção de sedimentos, formação de solos, assimilação de resíduos, regulação do clima, polinização, fonte de água e sua regulação, etc.
Porém, a biodiversidade atravessa hoje uma crise global, traduzida por indicadores claros:

  • Mais de 75% das espécies de mamíferos desapareceram nos últimos duzentos anos;
  • Cerca de 25% das espécies actuais encontram-se ameaçadas de extinção;
  • A taxa de extinção actual é muito superior à taxa de extinção histórica (100-1000 espécies / ano contra 0.1 espécies /ano).

Perante este cenário surge uma questão inevitável: estaremos a atravessar outra extinção em massa?

Sem comentários: