segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CONCURSO ESCOLA ELECTRÃO – RECOLHA DE REEE


A Escola Electrão é um projecto da Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos) lançado no ano lectivo 2008/2009. Destinado às escolas do Ensino Básico (2.º e 3.º Ciclo) e do Ensino Secundário, conta desde o seu lançamento com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente.
O seu objectivo primordial é sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço global da reciclagem e valorização dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). O tratamento dos REEE é urgente e fundamental para o futuro do nosso planeta, exigindo-se da sociedade novas atitudes perante este tipo específico de resíduos. Todos os anos Portugal produz milhares de toneladas de REEE - electrodomésticos, equipamentos informáticos e de telecomunicações, aparelhos de rádio, televisores, lâmpadas, ferramentas eléctricas, brinquedos e outros equipamentos que, ao atingirem o seu fim de vida, constituem uma ameaça séria para o meio ambiente. Daí a importância do depósito dos REEE nos locais adequados, para que possam ser correctamente encaminhados para tratamento, valorização e reciclagem. Gestos que têm de ser adoptados por todos e que o Projecto Escola Electrão ajuda a enraizar de forma pedagógica e interventiva.
A acção Escola Electrão integra uma componente didáctica e informativa, complementada com uma vertente mais dinâmica e interventiva, onde se pretende criar hábitos de encaminhamento deste tipo de resíduos através de uma acção de recolha de REEE nas Escolas Aderentes, com atribuição de prémios em função do peso dos equipamentos acumulados. O peso dos REEE reunidos pelas Escolas Aderentes, serve de base à atribuição final de 11 prémios no âmbito de cada Grupo de Escolas Aderentes. No âmbito de cada Grupo, os prémios distribuem-se nas categorias de Grandes Prémios Absolutos, Grandes Prémios per-capita e prémios de incentivo e não são acumuláveis, sendo atribuídos por ordem de relevância.
As escolas interessadas poderão inscrever-se até ao dia 22 de Outubro de 2010
aqui, onde encontrarão também todas as informações sobre o projecto.
Fique atento às novidades da Amb3E e da Escola Electrão!

Sem comentários: